quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Como organizar e cuidar do calçado

Eu pessoalmente adoro calçado (minha paixão), sejam eles, sapatos, botas, sandálias, sapatilhas, etc. (e carteiras), se eu pudesse teria milhentos pares de todo o tipo e feitio. 

O grande problemas para quem tem muito calçado é ter falta de espaço para o guardar (principalmente se o armário para o efeito for pequeno). 

É muito importante cuidar de cada tipo de calçado, para uma melhor conservação e assim durarem mais.



Deixo algumas dicas e ideias de como organizar e cuidar do calçado:

Não deve usar o mesmo calçado dias seguidos (para evitar os maus cheiros) e não o guarde imediatamente após o uso. Uma boa dica para tirar o mau cheiro do calçado é polvilhar o interior com bicarbonato de sódio à noite e sacudi-los na manhã seguinte.

Limpe o calçado sempre que possível, antes de o guardar (com um pano húmido e deixe-o secar sempre á sombra), não deve misturar roupa e calçado sujo no mesmo armário (caso tenha um só armário para roupa e calçado). A sola deve ser limpa com uma escova ou uma esponja húmida e esperar que seque antes de os guardar no devido lugar. 

Nunca guarde o calçado húmido, pode ficar a cheirar a mofo e com bolor.

Tenha sempre à mão graxa e escova para limpa-lo. Uma boa dica para pôr os seu calçado de couro a brilhar (caso não tenha graxa) é colocar umas gotas de óleo de amêndoas num algodão e passar no couro, deixe ficar algum tempo e depois lustre com um pano macio, ficam a brilhar e o couro hidratado. 

O calçado de pano ou camurça, deve ser limpo com uma escova, já o de verniz é melhor passar um pano húmido, antes de guarda-lo.

Nunca guarde o calçado em sacos de plástico, o calçado precisa de respirar.

Não empilhe o calçado (se não estiverem em caixas) ou pode perder a forma, além de não ser nada higiénico ficam uma grande confusão.

Sempre que possível guarde as suas botas de pé, para não ficarem amassadas e com vincos indesejáveis, para as manter de pé, meta dentro uma revista ou garrafa vazia de água de 1.5l, se tiver espaço pode optar por pendura-las. Caso não seja possível, então o melhor é deixa-las deitadas dentro de caixas.

Hoje em dia, existem mil e uma maneiras de guardar calçado, seja, em armários, prateleiras, arcas, sapateiras, debaixo da cama, em gavetões, pendurados atrás da porta em organizadores com bolsos,  etc., e dentro de caixas, cestos, sacos de algodão, etc., aqui, só tem que usar o que lhe seja mais conveniente e dar asas à imaginação, sendo que, o ideal era guarda-los por cor, material e tipo.

Para quem tem pouco espaço em prateleiras, uma boa solução é guardar o calçado um virado para a frente e o outro para trás.
 

Tente agrupar o calçado: sapatilhas junto com sapatilhas, sapatos com sapatos, botas com botas, sandálias de verão com sandálias de verão, chinelos com chinelos, etc., assim ficam mais fácil de saber onde estão, principalmente se os guardar em caixas fechadas opacas. 

Uma boa opção se os guardar em caixas fechadas opacas é etiquetá-los ou pôr uma fotografia por fora da caixa. Os mais práticos para mim são as caixas do Ikea que são laváveis e têm um visor( dá para empilhar várias caixas), fica mais prático de os encontrar, além de ficar super bonito e organizado.         


O calçado pouco usado ou de festa deverá ser guardado em caixas para não apanharem pó.

Por último, não vale a pena guardar calçado que não usa ou que a magoem. O melhor é dá-los a quem os use, ou então deite-os fora.

Espero que tenha gostado.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário