quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Como organizar o armário ou closet

Organizar o armário ou o closet (para quem tiver o privilégio de o ter) é uma tarefa que eu adoro, nunca me canso de procurar novas soluções para conseguir optimizar o espaço, de uma maneira fácil e prática. Criar uma harmonia de cores e padrões que misturadas criem um espaço visualmente perfeito.

Abaixo, indico alguns passos que devem ser seguidos para o seu armário ficar lindo e organizado.




Primeiro passo, tire tudo de dentro do armário ou closet (ponha tudo em cima da cama para maior comodidade, quando for hora de organizar as roupas), limpe-o com um pano húmido com álcool e depois seque-o, evita o mofo.

Segundo passo, separar a roupa.
  • Roupa para doar, roupa que já não lhe sirva, mas que está em boas condições, roupa que não usa há mais de dois anos e que dificilmente usará mais, até porque essa roupa normalmente fica escondida no alto do armário e só com a mudança de estação é que nos lembramos dela e vamos adiando a sua doação. Não faça isso, além do armário ficar atafulhado e não ter espaço para as coisas novas que vai adquirindo, há sempre pessoas que necessitam dela.
  • Roupa para deitar fora, roupa já estragada, velha ou que já não tenha conserto.
  • Roupa que é para manter.
Terceiro passo, muito importante, esquematizar o espaço, pensar e decidir como o quer organizar (para mim é o que leva mais tempo a fazer).
Se tiver espaço no cimo do seu armário, guarde a roupa que está fora de estação em caixas ou malas, e assim, poder organizar mais facilmente a roupa da estação em curso.

Quarto passo, depois de tudo muito bem pensado, começar a guardar a roupa no armário ou closet.
Separe as roupas por categoria, tipo e cor, da cor mais escura para a mais clara, ou vice-versa, conforme gosto.
Use cabides iguais e da mesma cor (eu gosto de madeira) e use metálicos para pendurar as calças (próprios).
Na roupa que usa pouco deve usar capas protectoras, para evitar o pó.
Tenha um cartão grosso A4, para dobrar as t-shirts, ajuda muito na hora de dobrar, uma vez que as peças ficam todas do mesmo tamanho e ficam mais direitinhas nas prateleiras.
Use e abuse de produtos organizadores.
Caso não tenha gavetas suficientes guarde em caixas, fazem o mesmo efeito.

Gavetas - roupa interior, meias, pijamas, écharpes, cachecóis, luvas, lenços, ou seja, peças mais pequenas em geral e sempre guardados em colmeias ou caixas organizadoras.

Prateleiras - malhas, t.shirts, sweats, leggings, camisas dobradas (caso não tenha espaço para as pendurar, o que seria preferível), carteiras e mochilas. Os chapéus e bonés, podem igualmente serem guardados nas prateleiras, mas dentro de caixas.

Varão - calças, casacos, blazers, gabardines, saias, vestidos, blusas, e camisas (se tiver espaço).
Acessórios, os cintos, as gravatas, écharpes, etc. podem ser colocados em gavetas devidamente organizados ou pendurados em cabides específicos, conforme o espaço e o gosto de cada pessoa.
Jóias e bijuterias, algumas podem ser penduradas dentro do armário e as outras devem ser guardadas devidamente arrumadas em caixas com divisórias (no mercada já há imensos organizadores de jóias e bijuteria).
Por último o calçado, se tiver um closet, o problema de espaço estará certamente ultrapassado e pode criar uma parte destinada só ao calçado (fica lindo), se só tiver um armário para tudo, utilize o espaço na parte de baixo do armário, onde pode colocar uma sapateira, (solução ideal), senão encaixá-los empilhados, em caixas organizadoras dentro do armário (as caixas para sapatos do Ikea são excelentes).

Ter o armário organizado facilita o dia-a-dia, conseguindo encontrar com facilidade o que procura, sem ter que virar o armário de pernas para o ar e ter que começar tudo de novo.

Dentro em breve farei um post de como organizar a roupa de casa.

Espero que tenha gostado, se sim, faça gosto.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário