sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como organizar a rotina doméstica no dia-a-dia

É muito importante criar hábitos de organização para conseguir manter a sua casa organizada e arrumada, sem paranoias nem stress, de uma forma simples e prática. Claro que a limpeza doméstica é uma seca, mas se complicar o resultado será ainda pior.



Para quem trabalha, uma das coisas mais importantes, é fazer listas e planos de limpeza, sendo as diárias as mais importantes, no que diz respeito à arrumação, contendo só o que é essencial para a casa não ficar um caos. Ninguém gosta de chegar a casa cansado do trabalho e passar o resto do tempo a limpar a casa, claro que estas listas e planos (diários, semanais e mensais), não têm que ser rígidos, podem ser alterados conforme o tempo que cada um tem.

O trabalho de equipa é fundamental, para que a casa se mantenha arrumada e limpa, cada membro da família deverá ter uma tarefa e assim ajudar na arrumação e limpeza da casa, desta maneira não sobrecarregará uma só pessoa.

Posto isto, aqui vão as dicas para uma rotina de limpeza diária, sem stress.

De manhã se tiver tempo faça a cama (senão, quando chegar a casa ao fim do dia) o quarto ficará logo quase arrumado, depois é só guardar as roupas que não forem para lavar.

Ponha a roupa suja no cesto da roupa suja e guarde as limpas. Quarto arrumado.

Na casa de banho, enquanto lava os dentes dê uma lavadela ao lavatório.
Passe uma toalhita na sanita (toalhitas para a casa de banho), eu sei que não é lá muito ecológico, mas é mais rápido e fácil e ponha desinfectante dentro da sanita.
Passe o chuveiro na banheira ou no duche depois de tomar banho, para tirar os pêlos e cabelos.
Tire o lixo 
Varra a casa de banho - Quarto de banho arrumado

Arrume sempre a cozinha depois das refeições (vá dando uma arrumadela enquanto cozinha).
Tire o lixo
Varra a cozinha – Cozinha arrumada

Arrume o que está fora do lugar. Uma dica para facilitar isso, é quando sair de um compartimento levar o que de lá não pertence e repô-lo no lugar.
Antes de dormir arrume a sala de estar.
Não limpe por limpar (não fique obcecada com as limpezas) - Casa arrumada.

Como pode ver rapidamente a casa fica arrumada, no dia-a-dia. Depois só terá que pensar na lista semanal, aí vai ser mais duro, mas se tiver tempo vá fazendo aos poucos algumas tarefas (passar a ferro, pôr maquinas a lavar, secar a roupa, limpar o frigorífico, arrumar a despensa, etc., fazer só o que pode) durante a semana para não sobrecarregar o fim-de-semana.
Dentro em breve darei dicas de organização e limpeza semanal da casa.

Espero que tenham gostado, se sim, faça gosto.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário