domingo, 3 de maio de 2015

Dicas para organizar um compartimento por semana - Cozinha

Todas as semanas, vou fazer um post direccionado à organização completa da casa, uma semana, um compartimento. Neste post vou falar sobre a cozinha. 

A ideia é tornar a cozinha mais prática, organizada e arrumada. Para a organizar numa semana, faça um pouco por dia, estipule meia hora e veja o que consegue fazer, hoje um armário, amanhã duas gavetas e por aí adiante, vai ver que ao fim de uma semana a cozinha estará completamente organizada.



Antes de começar a organizar seja o que for, primeiro arrume a cozinha (é um conselho meu e que já se passou comigo), não deixe nada em cima dos balcões, ou passado pouco tempo a confusão será tal, que vai ficar desanimada e ansiosa por acabar o que está a fazer, e aí as coisas não ficarão como desejaria, tal a ânsia de ver tudo fora do balcão.

Depois da cozinha arrumada, estará pronta a começar a sua organização:

Veja atentamente para o espaço que vai organizar, retire tudo, pense no espaço que tem e como o quer organizado para ficar mais prático. Desfaça-se do que já não interessa.

Use e abuse de produtos organizadores, suportes, prateleiras...

As louças mais usadas devem ficar num sítio mais acessível, as menos usadas devem ser guardadas na parte de cima dos armários.

Agrupe por categorias e tipo os itens nos armários, prateleiras e gavetas. Ponha os pratos em pilhas e divida-os por categoria, pratos rasos, de sopa e sobremesa. 

Uma boa dica para as travessas é colocá-las verticalmente em suportes para pratos, se as empilhar quando precisar da travessa que está no fundo tem que tirar as travessas todas (o que é uma valente seca), com o suporte fica muito prático, uma vez que é só retirá-la. Eu tenho-as assim, comprei o suporte na loja do Gato Preto, tentei ver no site a fotografia para exemplificar, mas não encontrei. 

Esta fotografia que mostro é meramente um exemplo.



Os tachos, panelas e frigideiras devem ser guardados dentro de um armário perto do fogão, do maior para o mais pequeno, se tiver espaço pode ainda, organizar as tampas num organizador (IKEA) , senão improvise uma caixa de plástico, ou então coloque-os com a tampa uns em cima dos outros.


Organize as gavetas por artigo e coloque divisórias para melhor conseguir organizá-las.



Enrole os panos da louça e toalhas para conseguir ganhar mais espaço na gaveta, recomendo.



Os pequenos electrodomésticos devem ficar num armário e não expostos, para além de ficarem com gordura deixam os balcões atafulhados. Deixe ficar só os electrodomésticos que usa diariamente.

Organize os tupperwares do maior para o menor, mas nunca fechados ou ficarão com cheiro. As tampas podem ser colocá-las de pé numa caixa transparente, ou num tupperware maior.

Tenha o menos possível de coisas em cima do balcão, só as de uso diário.
Se tiver espaço, use uma bandeja para colocar os condimentos, sal, azeite, etc., junto ao fogão.


Tenha sempre à mão os utensílios mais usados no dia-a-dia. Use potes para armazenar as colheres de pau e outros utensílios de cozinha.



Coloque uma barra  ou mais barras e pendure o rolo de papel, o papel de alumínio, a película aderente, os talheres maiores, colher da sopa, escumadeiras, coadores, etc., poupará muito espaço.



Se gosta de vinho tenha um suporte de parede para garrafas de vinho, útil e muito giro - do Ikea (recomendo).



Se tiver espaço para um carrinho na cozinha, este será uma grande ajuda na sua organização.





Ganhe espaço usando suportes metálicos, são prateleiras extra nos armários. Se tiver espaço pode ainda colocar prateleiras na parede (recomendo).




Aproveite o armário debaixo da banca e organize os detergentes, sacos do lixo, caixotes do lixo e reciclagem, uma vez que este é o sítio mais húmido, e não convém colocar outros itens.

Obrigada e volte sempre,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário