terça-feira, 30 de junho de 2015

Como usar eficazmente os detergentes e optimizar as limpezas

Os detergentes são sem sombra de dúvidas grandes aliados na hora de limpar e o que seria de nós sem eles! Para estes serem eficazes nas suas funções, é necessário ter alguns cuidados, ou corremos o risco de, em vez de ajudarem na limpeza podem estragá-la.


Leia sempre as instruções antes de usar qualquer detergente, de modo a usá-lo de uma maneira eficaz.

Nunca ponha mais que a dose recomendada, não é isso, que prova a eficácia do produto.

Evite usar o detergente sem ser diluído para não manchar a superfície, a menos que as instruções o indiquem.

Se quer economizar os produtos use e abuse de borrifadores. Encontra-os nos supermercados, lojas de chineses, lojas de 1€.

Use vários produtos até ficar convencida de que aquele é o que limpa melhor e com menor esforço, nem só os produtos de marca são bons. Os de marca branca podem ser tão eficientes e são definitivamente mais baratos.

Faça as suas soluções caseiras de produtos de limpezas, saem mais baratas, são super eficientes e mais ecológicas.

Lixívia – tem uma acção branqueadora e desinfectante, pode ser usada para desencardir roupa branca e por ex: desinfectar a sanita, banca etc. A lixívia com cloro não pode ser usada em roupa de cor, só em roupa branca.

Lixivia sem cloro – Tira nódoas mesmo em tecidos de cor. É eficaz na limpeza de nódoas difíceis tais como vinho tinto, café, entre outras.

Desengordurante – São óptimos a limpar as zonas que têm mais gordura, deixando as superfícies brilhantes, podem ser usados tanto na cozinha (fogão, banca, electrodomésticos) como na casa de banho na limpeza do vidro da banheira/duche e azulejos.

Detergente da louça – são feitos especialmente para lavar louça onde combatem os germes e bactérias, mas também são muito eficazes a tirar manchas de gordura na roupa.

Limpa vidros – Como o nome indica servem para limpar vidros, deixando-os mais brilhantes, borrife directamente nos espelhos e vidros e limpe de seguida com um pano de microfibra em movimentos circulares para não ficar manchado.

Vinagre – O poderoso anti-bacteriano, desengordurante, desinfectante e neutralizador de cheiros (é verdade!!), pode ser usado na limpeza tanto na cozinha como na casa de banho (é excelente a limpar vidros). Serve também como amaciador para as toalhas de casa de banho.

Álcool – É bastante bom para limpar electrodomésticos, inox, móveis de formica, e ainda pode ser usada como branquear de roupa branca.

Bicarbonato de sódio – O super bicarbonato de sódio é um bactericida, neutraliza cheiros, branqueia a roupa e pode ser utilizado de 1001 maneiras, além de ser um produto ecológico. O bicarbonato de sódio pode ser utilizado na cozinha para tirar o queimado dos tachos, tirar os odores dos panos multiusos da cozinha e esponjas, higienizar as tábuas de cozinha, limpar micro-ondas e frigorífico, na roupa desinfecta e branqueia, tira manchas amareladas e de mofo.

A pedido de algumas leitoras, vou muito brevemente fazer um post com os detergentes que eu uso em casa e soluções caseiras que eu gosto mais e recomendo.

Espero que tenha gostado, se gostou não se esqueça de fazer gosto.

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário