sexta-feira, 19 de junho de 2015

Guia de limpeza - para manter a casa limpa e arrumada em 5 dias

Se conseguiu organizar a casa o segundo passo é mantê-la arrumada e organizada, criando os hábitos e rotinas de que tanto falo. A maneira mais fácil para o fazer, é ter um guia de limpeza da casa, em que escrevemos no papel ou computador, como desejar, o que precisa de ser feito para a casa estar limpa, arrumada e organizada, semanalmente.


O guia que sugiro é para ser adaptado conforme as suas necessidades e dependendo do tamanho da casa e o número de pessoas que lá habitam – este guia é para ser cumprido numa hora, marque no relógio / telemóvel uma hora e veja se consegue cumprir as tarefas por dia da semana, que menciono abaixo:

Segunda-feira

Casas de banhos:

  • Lavar a fundo as louças de casa de banho
  • Mudar toalhas
  • Limpar espelhos
  • Aspirar/varrer chão
  • Passar esfregona

Terça-feira

Cozinha:

  • Limpar forno
  • Limpar as portas dos armários
  • Limpar bancadas e electrodomésticos que estejam na bancada (daí a vantagem de os ter guardados não criam tão rapidamente pó)
  • Aspirar/varrer
  • Limpar chão com a esfregona

Quarta-feira

Lavandaria e despensa:

  • Limpar o pó à lavandaria e organizar a despensa
  • Aspirar/varrer e limpar chão com esfregona
  • Se sobrar algum tempo, passe a ferro.

Quinta-feira

Hall, corredores, sala de jantar e estar:

  • Limpar o pó a tudo
  • Aspirar/varrer o chão
  • Limpar o chão com esfregona

Sexta-feira

Quartos e escritório

  • Mudar as camas
  • Limpar o pó
  • Aspirar/varrer o chão
  • Limpar o chão com esfregona

Sábado (não são limpezas, mas são tarefas que têm que ser feitas)

  • Passar um pano húmido dentro do frigorífico (antes de ir às compras)
  • Ir às compras com lista, veja o meu post: Lista de Compras do Supermercado
  • Passar a ferro
  • Organizar alguma gaveta ou armário que esteja mais desordenado.

Domingo

Descansar e estar com a família!

Isto claro sem falar da rotina doméstica diária, tão importante para a semanal funcionar. Eu sei que uma hora não é muito por dia para limpar cada compartimento mencionado acima, mas se cronometrar e estiver concentrada no que está a fazer, nem imagina a quantidade de coisas que vai conseguir fazer. Outra coisa, a divisão de tarefas é muito importante, ninguém é escravo da casa nem tem que fazer tudo sozinho.

Se gostou, não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário