sexta-feira, 31 de julho de 2015

Acabar com a desordem em 30 dias

Para quem já voltou de férias, proponho o desafio de acabar com a desordem em casa, em 30 dias e como estamos a começar um novo mês, é uma óptima ideia começar já, que tal começar amanhã dia 1! Se for de férias em Agosto então adie um mês e comece em Setembro. Montei um esquema abaixo que a/o vai ajudar a acabar com a desordem. 


A desordem em casa é sinónimo de perda de tempo, espaço mal aproveitado, acumulação, stress, etc, etc…


Siga o esquema de como acabar a desordem em 30 dias e depois diga-me se funcionou!

Este esquema é um esquema fácil de seguir com poucos itens para fazer diariamente, mas eficaz para acabar com a desordem em toda a casa. Se conseguir completar os trinta dias de arrumação com desapego, determinação e com a criação de rotinas, vai com certeza ficar com a sua casa sem tralha, arrumada e organizada. 

Cozinha

1 – Comece por organizar os tupperwares, deite fora os que estejam em mau estado e todos aqueles que não tenham tampas (os que estiverem em bom estado sem tampas aproveite-os para organizar produtos).

2 – Armário dos pratos e travessas, deite fora todos os pratos e travessas que estiverem rachados e deixe ficar só os que estiverem direitinhos.3 – Faça o mesmo no armário dos copos, chávenas e canecas.4 – Reveja os tachos, panelas e frigideiras, as frigideiras anti aderentes devem ser substituídas caso a película esteja em más condições (pela sua saúde).5 – Frigorífico e congelador, reveja os prazos de validade e se existe algum alimento em más condições (use organizadores com furos, para melhor refrigeração, melhor acomodar a comida e para melhor limpar o frigorífico, é só retirar os organizadores e limpar)6 – Abra as gavetas e reveja o que já não tem utilidade na cozinha ou o que está estragado.

Despensa

7 – Abra a despensa ou armário despensa, veja as validades dos produtos e deite fora os produtos cuja validade já passou. Utilize organizadores (cestas ou caixas) para melhor acomodar os produtos.

Armário da roupa de casa

8 – Retire tudo e veja o que está rasgado ou estragado e o que já não tem utilidade.

Armário dos remédios

9 – Veja os prazos de validade e deite fora (melhor será entregar numa farmácia) todos os medicamentos cuja validade já passou, a sua saúde agradece.

Quarto

10 – Reveja a todos as gavetas, deite fora tudo o que está em más condições e doe todo aquilo que não usa, mas que esta em boas condições.

11 – Armário, faça o mesmo que nas gavetas.

12 – Reveja o calçado e carteiras

13 – Reveja os acessórios

14 – Reveja os brinquedos e livros no quarto de criança

Armário ou mesa de make up e produtos de beleza

15 – Reveja validades e produtos estragados ou que já não usa.

Escritório

16 – Reveja os livros, organizadores de documentos e deite fora papelada desnecessária, canetas que não escrevem, etc., faça etiquetas de identificação para as lombadas das capas (muito importante).

17 – Organize o computador, veja os documentos que já não têm utilidade e elimine-os (só ocupam espaço e memória no computador), organize os e-mails.

18 – Organize a secretária e os itens de escritório.

Sala de estar

19 – Reveja os DVD´s, CD´s, Vídeo Games, estragados ou que já não tenham utilidade. Deite fora telemóveis/telefones e carregadores de telemóveis que não têm uso ou então estragados.

Lavandaria

20 - Abra as gavetas e armários e deite fora tudo o que for desnecessário e que só ocupa espaço.

Casa de banho

21 – Reveja gavetas e armários e retire os produtos cuja validade expirou

Garagem

22 e 23 – veja o que já não tem utilidade e deite fora, sem sentimentalismos, organize tudo o que puder em caixas grandes transparentes.

24 – Acabe com a tralha e desordem no carro.

Gerais

25 - Reveja as receitas e arquive-as por tipo

26 – Arquive toda a papelada que “ande” pela casa e deite fora o que for lixo.

27 - Aquela gaveta da tralha…

28 – Faça uma limpeza à tralha na sua carteira e porta-moedas.

29 – Reveja a decoração da casa e decida-se a retirar o que está a mais (a acumulação de pequenos itens só atrapalha).

30 – Organize os itens dos animais de estimação.

Como pode ver, não é assim tão difícil acabar com a desordem e tralha em sua casa, só tem que meter mãos à massa e andar para a frente. Acabe com a desordem antes que a desordem acabe consigo……

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário