quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como proteger e higienizar o seu colchão

Investir num bom colchão é sem dúvida investir em saúde e conforto, afinal é lá que passamos grande parte do nosso tempo enquanto dormimos e é lá que renovamos energias, tão necessárias para o dia-a-dia, sendo por isso importante escolher um que se adapte melhor ao seu corpo, tendo em conta o peso e a estrutura de cada um.


Hoje em dia devido à evolução da tecnologia e à inovação dos materiais, existem muitos tipos de colchões, a vários preços e com uma boa qualidade, que podem durar vários anos desde que tenhamos cuidado com ele.
Tendo em conta a importância do colchão, é necessário que este esteja livre de ácaros, pó e transpiração, tão prejudicial para a nossa saúde principalmente para pessoas com alergias.
Veja abaixo algumas dicas para proteger e cuidar do “melhor amigo do seu sono”.
  1. Proteja o colchão com um resguardo, além de o proteger contra sujidades, também o protege de maus cheiros.
  2. Lave o resguardo pelo menos uma vez por mês ou sempre que esteja sujo
  3. É muito importante arejar a cama todos os dias, pelo menos 30 minutos antes de a fazer.
  4. Os lençóis da cama devem ser mudados todas as semanas ou sempre que achar necessário (principalmente no verão).
  5. Vire e rode o colchão pelo menos duas vezes ao ano, embora o ideal seja de 3 em 3 meses
  6. Aspire o colchão duas vezes por mês, ao aspirá-lo vai evitar a acumulação de ácaros e pó.
  7. Limpe imediatamente qualquer mancha detectada.
  8. A melhor maneira de desinfectar o seu colchão, eliminar o cheiro, tirar manchas, células mortas e livra-lo de ácaros, é usar o santo bicarbonato de sódio, um poderoso antibacteriano. Polvilhe todo o colchão com bicarbonato de sódio (que pode comprar em drogarias, fica mais barato do que em supermercados) e deixe actuar entre 45 minutos a 1 hora. Passado este tempo pegue numa escova (não demasiado dura) e esfregue todo o colchão e aguarde mais 10 minutos. Por fim, aspire-o muito bem.
E com tudo isto, terá com certeza um colchão sempre limpinho e cheiroso que lhe dará boas noites de sono, além de durar mais tempo!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário