terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Como poupar tempo na cozinha

Quantas vezes chegou a casa ao fim da tarde a casa sem ter descongelado o jantar ou mesmo sem ter pensado o que iria jantar? Aí entra o stress e as correrias. Descongelar no micro-ondas a comida (gasta electricidade e leva tempo) ou então comer comida pré-confeccionada (que não é tão saudável e é mais cara).

A sua organização também é importante para poupar tempo, assim como o planeamento das refeições e compras. Veja abaixo algumas dicas que a vão ajudar a poupar tempo e dinheiro na cozinha, assim como agilizar o tempo que lá passa!

Planear as refeições é importantíssimo, e como a maioria das pessoas faz compras ao sábado, eu aconselho a que na sexta à noite faça uma lista de supermercado com os produtos em falta na despensa. Ao armazená-los na despensa tenha em atenção colocar os produtos mais antigos à frente, e os novos atrás, por causa da validade. Para facilitar nas compras imprima a minha lista de compras Lista de compras do supermercado.


Quando for às compras, verifique sempre as promoções que estão em vigor no supermercado, porque assim poderá poupar bastante dinheiro. Hoje em dia a maioria dos supermercados têm promoções de 50% que valem bem a pena!


Como o domingo é normalmente o dia de “dolce far niente” planeie o menu semanal com os ingredientes comprados na véspera, para que quando for cozinhar determinada refeição do menu, tenha todos os ingredientes necessários. Veja o meu  guia menu semanal Guia - Menu semanal.


Prepare todos os ingredientes antes de começar a cozinhar, para ter a certeza que nada falta à última da hora, além de poupar imenso tempo na preparação das refeições.


Para poupar tempo na cozinha organize a cozinha de uma maneira prática e com tudo à mão. Organize os produtos semelhantes no mesmo sítio, tenha as colheres de pau, sal e especiarias junto ao fogão. Em suma, pense na organização da sua cozinha da maneira que lhe dê mais jeito e seja mais fácil para o dia-a-dia.


Tenha os electrodomésticos e equipamento necessários para confeccionar as refeições de uma maneira rápida e mais fácil. Para pessoas como eu que detestam cozinhar, quanto mais rápido e mais fácil, melhor!


Vá lavando ou metendo na máquina a louça que vai sujando ao cozinhar, depois é muito mais fácil arrumar a cozinha no final das refeições. Arrume também os ingredientes que vai usando no seu devido lugar, enquanto cozinha.

Espero ter ajudado com as dicas, para que cozinhar não seja aquela tarefa chata e seca (eu vou achar sempre chata e seca!!).

Se gostou não se esqueça de fazer gosto!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário