segunda-feira, 7 de março de 2016

Destralhar as roupas segundo Marie Kondo

Eu já aqui falei no blog no método de Marie Kondo. Eu na altura não tinha lido o livro por isso, tudo o que escrevi foi baseado em bastantes pesquisas feitas, tanto no site da Marie Kondo como em criticas, umas positivas e outras negativas, encontradas em outros Blogs.



Depois de ler o livro, que adorei, e de continuar a pesquisar sobre este método, hoje vou falar sobre as “maravilhas do destralhar” e organizar as nossas roupas do dia-a-dia, para que fiquem práticas, visíveis e claro lindas!


Para muitas pessoas, destralhar pode ser bastante doloroso e complicado, porque essas pessoas fazem do apego, uma bandeira, um marco entre o presente e o passado, uma lembrança contínua! Já para não falar quando é distúrbio e doença, os “acumuladores compulsivos”.

Agora falando dos benefícios do método de Marie Kondo, que na minha opinião são muitos, vejam abaixo algumas dicas para tornar o armário da roupa, mais prático e clean.

Nunca se esqueça que antes de organizar seja o que for, primeiro tem que destralhar, sem este passo o melhor é deixar tudo como está e continuar a empurrar a roupa para conseguir fechar uma gaveta ou a porta de armário!

Quando se decidir a organizar o seu armário, comece por destralhar as peças de que gosta menos, são mais fáceis de desapegar e não perde tempo a pensar, deito ou não deito fora!

Tenha somente peças de que gosta e que usa, o resto ou doe (se estiver em boas condições) ou deite para o lixo, só vai atafulhar o seu armário. Antes de as deitar fora agradeça a cada peça a sua função e alegria que já deu! 

Arranje dentro do armário uma “casa” para cada peça, e não saia desta ordem para assim saber sempre, onde estão guardadas as peças.

Padronize os cabides, e pendure as roupas por tipo e cor como se estivesse a sectorizar o armário, casacos, blazers, blusões, vestidos, saias, calças etc., ficará mais fácil a visualização das peças e no meu entender primeiro as peças mais grossas e ir seguindo uma ordem até às peças mais finas.

Nunca, mas nunca faça pilhas com a roupa, é guardá-la sem um critério organizativo e muito mais difícil de visualizar. Assim, para que todas as peças fiquem visíveis e se poupe espaço, a organização vertical é a melhor solução.



Organize todas as peças da mesma categoria juntas, para assim conseguir visualizá-las a todas, por exemplo echárpes todas juntas, casacos todos juntos, t-shirts todas juntas, e por aí adiante…..




Marie Kondo aconselha a não se gastar muito dinheiro com produtos organizadores, até para estes não se tornarem mais tarde foco de desarrumação, e para ela, os melhores produtos organizadores são caixas de sapatos. Gostos não se discutem, mas eu sou mais apologista dos produtos organizadores transparentes, para que a visualização seja perfeita!

Se já leu o livro, dê-nos a sua opinião sobre este método de arrumação que já revolucionou o mundo! Para mim destralhar é facílimo, não sou por natureza apegada aos bens materiais. 

Se gostou não se esqueça de partilhar!

Obrigada,


Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário