segunda-feira, 14 de março de 2016

Organizar a casa para depois descansar!

Passados vários anos na arte de organizar, chego à conclusão que estamos sempre a aprender e o que funciona para uma pessoa poderá não funcionar para outra. Como somos todos diferentes, no tipo de vida que levamos, tudo é muito relativo.




Organizar leva o seu tempo, e apesar de poder ser uma tarefa para muitos, difícil e morosa, para outros é uma lufada de ar fresco e uma oportunidade para aprenderem organização e a praticarem há sua maneira, desde que funcione é o que interessa!

Contudo, tenho aprendido muito com as minhas leitoras, e espero que as minhas leitoras também tenham aprendido comigo, as etapas base para uma boa organização.

Na minha opinião, organizar a casa, não é nada mais, nada menos do que dar um lugar definitivo a cada objeto que temos. Sem isso não é possível organizar, lugares provisórios funcionam só a curto prazo nunca a longo prazo.

Para darmos um lugar definitivo a cada objecto que temos em casa, temos todo um processo a percorrer, que passa por várias etapas antes deste encontrar o lugar ideal para “morar”.

1º Etapa, olhar em redor e conseguir determinar o que está a mais na nossa casa. Abrir cada gaveta, cada armário e decidir o que deixar ir e o que fica, para podermos ter uma vida mais facilitada, prática e por sua vez mais feliz.

2º Etapa, destralhar cada foco de desorganização de uma forma inteligente, deixando unicamente o que é necessário e o que nos faz realmente falta. Neste processo, esta etapa pode ser a mais penosa, porque é aqui, que é decidido o que fica e o que vai. Destralhar, ou a pessoa é muito organizada, ou é um processo que pode levar a vida inteira, porque tralha está sempre constantemente a aparecer na nossa casa e se não for logo processada pode virar acumulação.

3º Etapa, organizar, isto é estudar e projetar como vai ficar determinado ambiente, armário e gaveta, ou mentalmente, ou fazendo um desenho de como pretendemos que fique o seu resultado com os itens que temos para lá por. Esta etapa vai ser o pilar dum resultado que pode ou não funcionar, por isso é tão importante estudá-lo e projetá-lo.

4º Etapa, arrumar é colocar os objetos nos lugares projetados, para que tudo fique prático e no sítio certo. Nesta etapa não há lugar para objetos com lugares provisórios, tudo tem que ter o seu devido lugar, ou então lixo com ele!

5º Etapa, manter tudo nos seus devidos lugares e não os dispersando, para isso precisamos de alterar alguns dos nossos hábitos de organização. “Usou, guardou!”

Muito importante no meu entender, é organizar por categorias e agrupá-las todas juntas, para que não haja dispersão de objetos, e as coisas poderem-se perder.

Com a casa organizada e arrumada temos um acréscimo de tempo, e aprendemos que afinal o “tempo é igual para todos”, e que com uma vida equilibrada e funcional conseguimos aprender a viver melhor.

Estas etapas provam que com um caminho lógico, todos nós temos a capacidade de encontrar a nossa organização e assim viver bem.

Já pensou bem neste assunto? Pense bem e ponha em prova estas etapas e depois diga-me alguma coisa, entendido?

Se gostou não se esqueça de partilhar e comentar, a sua opinião é muito importante!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário