quarta-feira, 9 de março de 2016

Pequenas mudanças fazem toda a diferença!

Ser organizado exige um esforço contínuo e um empenhamento diário que nos trás imensos, mas imensos benefícios no dia-a-dia, desde ser mais produtivo, poupar tempo e administrá-lo de uma maneira mais eficaz, entre outros....


Muitas das vezes desorganização reflecte a insatisfação da vida que temos, com problemas monetários, emocionais, profissionais, etc.

Há realmente pequenas mudanças que fazem toda a diferença! Para isso só temos que fazer, as tais pequenas mudanças no nosso dia-a-dia, e transformá-las em hábitos que com o tempo viram rotinas, facilitando muito a nossa vida.

Aqui vão alguns conselhos de encorajamento, para que pequenas mudanças possam fazer em si toda a diferença!
  1. Se não é radical como Marie Kondo, destralhe todos os dias um pouco, hoje uma gaveta, amanhã um armário, em pouco tempo vai ter a casa destralhada, e assim mais fácil de organizar.
  2. Durma bem, o sono na dose certa é essencial para que esteja focado, bem-disposto, descansado e motivado logo pela manhã. O dia até correrá melhor!
  3. Faça a cama todos os dias, depois de se levantar. Deixe-a arejar durante pelo menos 30 minutos antes de a fazer.
  4. Tenha uma rotina matinal, definindo a hora para se levantar e a partir daí, com automatização das tarefas tudo fluirá muito melhor. Não se esqueça que este bocadinho da manhã pode ditar como irá correr o resto do dia.
  5. Tenha uma rotina nocturna, e não se esqueça de planear o dia seguinte, assim como verificar a agenda para que não se esqueça de nada.
  6. Escreva sempre na agenda as tarefas e compromissos do dia-a-dia e vá dando vistos nas tarefas e compromissos executados.
  7. Caso fique em casa, evite ficar de pijama o dia todo, eu sei que às vezes é tentador, mas depois de se arranjar vai ficar mais bem-disposta e pronta para o dia que vem aí.
  8. Quando for fazer uma tarefa, concentre-se só na tarefa que está a fazer e a produtividade será maior. Muitas tarefas ao mesmo tempo dão mau resultado, porque dificilmente acabamos alguma no prazo estipulado.
  9. Antes de fazer qualquer compra pense se terá sitio onde guardá-la, e se realmente essa compra é necessária. Muitas das vezes compramos por impulso, e só mais tarde é que lamentamos a compra que fizemos, ou porque não temos sitio onde guardá-la, ou pior, quando verificamos que já temos uma quase igual (tenho a certeza que isto já aconteceu a milhentas pessoas, a mim já!).
  10. Não organize por organizar, mais vale perdermos mais tempo a organizar e as coisas ficarem direitas de uma só vez, do que ficarem remediadas! Nunca o meu lema foi de fazer por fazer, a fazer tem que ser bem feito!
  11. Sempre que sair de um compartimento, veja se está em ordem e leve consigo o que de lá não pertence. Tenha o hábito de melhorar a arrumação de cada compartimento por onde passa, em pouco tempo a casa estará arrumada.
  12. Tenha sempre a papelada em dia, e nunca se esqueça das contas a pagar deixando-as num sítio visível.
  13. Nunca adie o que pode ser feito nesse momento, esta simples atitude vai fazer com que não acumule objetos num determinado lugar. Resumindo, tudo aquilo que possa ser feito em dois minutos faça-o imediatamente (esta atitude vai fazer toda a diferença na arrumação).
  14. Arrume sempre a cozinha depois do jantar, não há nada pior do que chegar à cozinha de manhã e ver aquela confusão! Caso não possa por alguma razão especial, deixe tudo organizado (sem restos de comida) na banca, para depois lavar ou meter na máquina.
  15. Caso opte por arrumar e organizar em caixas opacas, nunca se esqueça de escrever por fora o seu conteúdo (por isso eu prefiro as transparentes!), para quando necessitar de alguma coisa das caixas não ter que as abrir todas. Este detalhe parece insignificante, mas acredite que não é!
  16. Priorize as tarefas conforme a exigência, de uma maneira racional e realista, para que consiga executá-las e não comprometer a seu cumprimento.
  17. Faça um menu escrito semanal, muito importante para comprar só o que necessita para esse menu semanal e também, porque assim todos os dias saberá o que cozinhar.
  18. Tenha listas de trabalhos domésticos para a/o ajudar com as tarefas de casa, com um guia é muito mais fácil não se perder no que tem a fazer. Desta forma conseguirá controlar de uma forma eficaz a limpeza e arrumação da casa.
  19. Organize os produtos de limpeza para que estejam sempre à mão, colocando-os ou nos compartimentos onde são usados (se tiver espaço) ou em cestas com todos os produtos necessários para limpar determinado compartimento.
  20. Veja quais são os focos de desarrumação da casa, (a entrada da casa, a mesa onde colocamos as coisas quando chegamos a casa, etc.) e faça um esforço por arrumá-los sempre que tiver tempo. O ideal, seria acabar com estes focos, não conseguindo suprimi-los, o melhor é minimizar o impacto que têm na nossa casa.
  21. Ponha toda a família a trabalhar para que organizar e arrumar não seja tarefa de uma só pessoa, com todos a ajudar, manter a organização e arrumação é muito mais fácil e muito mais rápido.

Como vê pequenas mudanças nos nossos hábitos do dia-a-dia, fazem definitivamente uma grande diferença!

Se gostou não se esqueça de partilhar e comentar!

Obrigada,


Marlene Borges

1 comentário: