quarta-feira, 20 de abril de 2016

Como começar a manhã com o pé direito!

As manhãs são sempre uma correria, e como é difícil arranjar tempo para fazermos tudo aquilo que é necessário fazer, antes de sair de casa, principalmente se temos crianças, as manhãs tornam-se sinónimo de stress e ansiedade.
imagem retirada da Internet
Para combatermos esse problema e para que o dia comece bem, é necessário estabelecer hábitos e rotinas que nos ajudem ao máximo a minimizar estas situações tão desagradáveis, que inclusive nos podem arruinar o resto do dia. Isto não contando com os imprevistos que podem acontecer e que ainda o podem piorar mais.

Todos nós temos horários a cumprir, e como de manhã as horas são sempre “apertadas”, o melhor mesmo é organizarmos as tarefas diárias de maneira a facilitar o começo do dia.

Veja algumas dicas para transformar as suas manhãs, em manhãs mais calmas!

No dia anterior

Arrume a cozinha depois do jantar (não há nada pior do que de manhã entrar na cozinha e esta estar por arrumar, a mim arruinava-me logo o dia, acreditem!)

Adiante tudo o que puder para o pequeno-almoço, tais como, canecas, talheres, caixa de cereais, etc.

Prepare as suas roupas e a dos seus filhos. É muito melhor definir na véspera o que vai vestir no dia seguinte do que de na própria manhã estar a decidir à pressa o que vestir. (depressa e bem, à pouco quem!)

Prepare a sua carteira e a mochila dos seus filhos e deixe-as junto à porta. Não há nada mais stressante do que andar à procura das chaves ou do telemóvel ou ainda do caderno do filho, quando estamos cheios de pressa.

Reveja a sua agenda ou caderno para ficar a saber os compromissos e tarefas a fazer no dia seguinte, para que nada fique esquecido.

Antes de se deitar dê uma arrumadela à sala de estar, para quando chegar a casa não tenha a sensação de desarrumação.

Durma e descanse o suficiente para acordar bem-disposta/o, sem a “cabeça pesada” e com energia para o novo dia. Por isso mesmo tenha uma rotina de sono de acordo com as horas que precisa dormir.

De manhã

Tenha uma hora certa para acordar e faça-o logo que o despertador tocar. Se gosta de ficar 5 minutos a preguiçar na cama antes de se levantar, então ponha o despertador a tocar 5 minutos mais cedo, mas assim que passarem os 5 minutos é importantíssimo levantar-se, porque qualquer minuto que perca pode fazer toda a diferença no resto do dia, como por exemplo, perder o autocarro e chegar atrasado e mal humorado ao emprego.

Tenha uma rotina matinal de forma a conseguir quase que automaticamente, fazer o que necessita, sem stress e com tempo (tomar banho, vestir-se, tomar pequeno almoço, etc.). Sem uma rotina diária, irá perder tempo certamente à procura de algo que precisa para essa manhã.

Nunca se esqueça de tomar o pequeno-almoço, para que saia de casa com mais energia e mais focada/o, desta forma poupará também dinheiro, porque assim não precisa de o tomar no café.

Faça a cama antes de sair de casa, perde só alguns minutos e o quarto ficará logo com outra “cara”. 

Controle o tempo, tenha um relógio na casa de banho para “não se perder nas horas” pois é lá, que a maioria das pessoas mais tempo passa de manhã (tomar banho, arranjar-se, lavar dentes, etc.). Desta forma, consegue controlar o tempo que ainda tem para fazer o que necessita, antes de sair de casa.

Claro que cada pessoa tem que encontrar o seu próprio método de organização matinal, por forma a ter uma vida mais relaxada e facilitada, estas dicas são só sugestões!

Obrigada pela visita, se gostou partilhe!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário