terça-feira, 19 de abril de 2016

Como organizar o armário despenseiro

Nem toda a gente tem a sorte de ter uma despensa (compartimento), a maioria das pessoas tem um armário que usa para guardar os mantimentos e é sobre a organização deste armário que eu vou falar.


O espaço destes armários geralmente é reduzido, e como alberga uma infinidade de produtos de diferentes tipos e tamanhos, organizá-lo de uma forma prática e funcional não é tarefa fácil, mas isso não deve servir de desculpa para o manter desorganizado.

Antigamente as pessoas não tinham muita preocupação estética com este armário, mas hoje em dia, podemos ver armários práticos, funcionais e ao mesmo tempo giríssimos.

Eu adoro ver despensas organizadas e passo a vida a pensar em soluções viáveis e eficazes para tornar a minha despensa, numa verdadeira montra de mantimentos.

Veja algumas dicas abaixo para tornar o seu armário, no armário dos seus sonhos!

Quando for organizar o seu armário despenseiro, aproveite e limpe-o com um pano e álcool, depois de limpo pode começar a pensar na maneira mais prática para si de como deixar tudo bonito e organizado.

Use organizadores transparentes
Para uma melhor visualização de qualquer produto, os organizadores transparentes são sem sombra de dúvidas os mais eficientes, porque podemos ver o seu conteúdo e assim mais facilmente identificar o que está dentro.

imagem retirada da Internet
imagem retirada da Internet
Eu comprei no Continente uns frascos fantásticos herméticos e transparentes, iguais ao da figura abaixo, da marca Kasa  (são os melhores para a conservação dos mantimentos). Nestes frascos organizei as massas que estão abertas e adorei o resultado. Estes frascos, não são muito baratos, mas dá para ir comprando aos poucos. Recomendo este produto vivamente!

imagem retirada da Internet
Comprei também no Pingo Doce caixas organizadoras, iguais às da figura abaixo, onde ponho o açúcar, o sal, as sementes (linhaça, sésamo, chia, etc.), recomendo!
imagem retirada da Internet

Agrupe os mantimentos
Agrupar cada tipo de mantimento é fulcral para não perder o rasto aos milhentos produtos que temos na despensa, por exemplo, enlatados, arroz, açúcar, farinha, etc. Pode agrupá-los em bandejas, em caixas ou em cestas, com o benefício de quando for limpar o armário não ter que tirar produto por produto, pois é só retirar a caixa ou a bandeja e já está! 

imagem retirada da Internet
Eu prefiro as caixas de plástico Variera, do Ikea, porque são laváveis e têm pegas, a cor branca é a minha cor de eleição para a despensa.
imagem retirada da Internet
Use etiquetas
Se os produtos organizadores forem opacos é imperativo que utilize etiquetas para saber o que contem cada organizador. Fica também muito giro colocar etiquetas nos frascos transparentes, mas isso fica ao seu critério.

imagem retirada da Internet
Use acessórios organizadores para aumentar o espaço
Hoje em dia podem-se encontrar facilmente organizadores que ajudam a aumentar o espaço de armazenamento e assim conseguir prateleiras extras.

imagem retirada da Internet
Use a porta do armário para organizar vários produtos.

imagem retirada da Internet
Dicas gerais

  • Guarde os mantimentos que mais usa em sítios mais acessíveis e ao alcance dos olhos.
  • Ponha à frente os mantimentos cujo prazo de validade seja mais curto.
  • Ponha etiquetas com a validade no fundo dos frascos.
  • Verifique periodicamente a validade dos alimentos.
  • Ganhe mais espaço colocando cada produto um à frente do outro (em fileiras).
  • Coloque os caixas de mantimentos maiores atrás  
  • Os mantimentos menos usados devem ficar na parte de cima do armário ou mais “escondidos”.
  • Os produtos mais pesados (leite, sumos, vinho, água) devem ficar  na parte de baixo do armário.
  • Coloque uma lista de compras e vá anotando as faltas. Será mais fácil e perderá menos tempo quando a for fazer.
  • Evite colocar produtos de limpeza no armário despenseiro, use o armário debaixo da banca.

Com estas dicas simples já não tem desculpa para deixar o seu armário desarrumado. Esta organização vai fazer com que ganhe tempo e dinheiro, por isso mãos à obra!

Obrigada pela sua visita e volte sempre.

Marlene Borges

1 comentário: