quinta-feira, 21 de abril de 2016

Como organizo as tarefas domésticas

As tarefas domésticas têm necessariamente que ser feitas, para que a casa não entre em colapso, não há outra solução, por isso temos duas opções, que é pagar a alguém para as fazer ou fazê-las nós próprios.

Imagem retirada da Internet
Claro que estas têm que ser feitas de acordo com os horários e a disponibilidade de cada pessoa / família, por isso criar rotinas é essencial para que consiga dar “conta do recado”, outra dica de ouro é fazer listas das tarefas a fazer, para que nada fique esquecido.

Eu como estou em casa, optei por ser eu mesma a fazer as tarefas domésticas, há umas de que gosto e outras nem por isso.

Como estou fora do Porto praticamente todos os fins-de-semana, (vou para o Douro) organizo todas as tarefas de maneira a serem feitas durante a semana, não tenho dia específico para as fazer, faço-as conforme tenho disponibilidade.

Existem tarefas que faço todos os dias e as que faço uma vez por semana (as tarefas mais pesadas) e outras quando vejo que há necessidades de as fazer. As tarefas mensais quase não existem porque as vou intercalando durante o mês, conforme as coisas vão ficando sujas.

Lista de tarefas que faço todos os dias
  • Faço a minha cama (os quartos dos meus filhos estão por conta deles, de vez enquanto ajudo-os!).
  • Arrumo a cozinha depois das refeições, isso implica meter a louça na máquina, limpar os balcões, a banca, limpar o fogão e aspirar o chão com o aspirador de mão.
  • Cozinho à hora de jantar (tarefa que eu detesto e para a qual não tenho muito jeito). À hora de almoço faço qualquer coisa mais rápida ou aproveito as sobras do dia anterior.
  • Faço uma limpeza rápida às casas de banho, para retirar restos de sabonete, os cabelos e pêlos. De seguida passo o aspirador de mão.
  • Ponho as toalhas do banho a secar.
  • Ponho uma máquina de roupa (roupa para lavar não falta cá em casa, ufa!) e estendo-a.
  • Limpo a mesa de centro da sala de estar (é de vidro e eu detesto ver dedadas) e arranjo as almofadas e mantas.
  • Tiro os lixos.
  • Devolvo os objetos aos sítios certos, sempre que saio de uma divisão da casa levo comigo o que de lá não pertence.

Lista de tarefas que faço todas as semanas
  • Faço as camas de lavado, as fronhas normalmente mudo duas vezes por semana.
  • Limpo as casas de banho a fundo e mudo as toalhas e tapetes.
  • Limpo os espelhos com uma solução de água e vinagre, meio por meio.
  • Limpo o pó (a minha sorte é que tenho os móveis com muito poucos objetos decorativos). A frase “menos é mais” é o meu lema.
  • Limpo de uma forma ligeira o frigorífico para receber as compras que normalmente faço à quinta-feira (à sexta-feira ao fim da tarde já vou para o Douro).
  • Passo a ferro, tento sempre passá-la no mesmo dia, e nunca deixo acumular (esta é uma tarefa que eu não gosto de fazer).
  • Aspiro o chão e passo a esfregona (é uma estafa, uma vez que vivo num triplex T4 e demoro um bom tempo nesta tarefa).
  • Limpo o micro-ondas, de uma forma rápida e eficiente, veja o meu post, Como limpar o Micro-ondas.
  • Limpo as portas dos armários da cozinha.
  • Limpo a despensa e verifico as validades dos produtos.

Lista de tarefas que faço sempre que são necessárias
Estas tarefas são feitas sempre que algo está sujo, por isso não tenho dia nem mês específico, quando vejo que precisam de uma limpeza, limpo, mas não sou paranóica!
  • Limpo o forno, depende das vezes que eu fizer assados. Nunca fica muito sujo porque sempre que asso, passo um pano no fundo do forno, assim quando faço a limpeza mais profunda, custa menos.
  • Limpo a cozinha mais a fundo.
  • Limpo os vidros (tarefa que também não gosto de fazer). No Inverno limpo-os mais espaçadamente porque a chuva lá se encarrega de os “limpar”.
  • Limpo o terraço, no verão lavo-o uma vez por semana.
  • Limpo os armários por dentro, os rodapés, os candeeiros, lavo cortinas. 
  • Limpo o exaustor, que é uma grande seca digamos!
  • Limpo as pratas.

Tarefas que faço todos os meses
  • Ponho as máquinas da louça e da roupa a lavar vazias com vinagre, não só as desinfeta como também tira a gordura.
  • Descongelar e limpar o congelador.


Eu mencionei nalgumas tarefas que não as gostava de fazer, para ser mais honesta, não gosto muito (ou nada!) de limpar, seja o que for. O que eu adoro fazer é organizar, abrir um armário, olhar para dentro e pensar / encontrar soluções práticas e funcionais para ganhar mais espaço e ficar claro, bonito! Esta é realmente a tarefa que me dá imenso prazer fazer.

Eu tenho um hábito que me permite manter os interiores dos armários sempre organizados, que é, sempre que abro um armário arranjo o que está fora do lugar, sou muito picuinhas, mas com este simples gesto consigo manter a casa organizada. 

Não esquecer que quem vive em família, deverá partilhar as tarefas domésticas pelos demais membros da família, certo?

Relativamente às tarefas semestrais e anuais, farei mais tarde um post, ok?

Se gostou não se esqueça de partilhar ou comentar!
Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário