sexta-feira, 15 de abril de 2016

É tudo uma questão de escolhas!

Com a correia do dia-a-dia e com o tempo tão sobrecarregado para fazer tudo aquilo que desejamos, temos que criar prioridades e abraçar tudo aquilo que nos traz melhor qualidade de vida e por sua vez mais alegria e felicidade.

imagem tirada da internet
Está mais do que provado que organização facilita a nossa vida. Organização é um processo que leva tempo e é uma procura constante da simplificação da nossa vida, não há fórmulas mágicas nem regras rígidas, cada um, com as ferramentas que possui, tem que conseguir alcançar o método que melhor se adequa à sua casa e à sua vida.

Contudo, há pormenores que são imprescindíveis para se conseguir uma organização inteligente e ao mesmo tempo descomplicada, que nos ajudem a lidar de forma clara e prática com as adversidades que nos aparecem no dia-a-dia.

Existem vários passos importantes que devem ser seguidos, que estão interligados entre si e que sem estes é impossível organizar, tanto a nossa casa como a nossa vida.

Planear, para conseguirmos gerir o nosso tempo de uma forma produtiva, seja em casa ou no emprego, planear com antecedência é a receita mágica. Com tantas exigências na nossa vida e tanto para fazer, com planeamento nada ficará esquecido e conseguiremos priorizar o que é importante, urgente ou rotineiro e assim dar “conta do recado”. A melhor maneira é anotar todas as tarefas, numa agenda ou caderno de anotações e verificá-las todos os dias, de preferência no dia anterior.

Ter rotinas, a criação de rotinas é a melhor maneira de tornar a nossa vida mais simples, porque há uma quase automatização naquilo que fazemos no dia-a-dia. Por isso é tão importantes saber o que vamos fazer a em seguida, porque a previsibilidade faz-nos sentir mais seguros. Rotinas dão-nos um maior conhecimento de como gerirmos melhor o nosso tempo, sem que nada fique por fazer.

Destralhar, o destralhamento é também uma peça fundamental na organização. Destralhar é acabar com a tralha, tralhas não são só coisas velhas ou sem importância, tralha é tudo aquilo que está a mais ou que não nos diz nada, mas que resistimos em eliminar, porque estamos emocionalmente agarrados a isso, ou porque “podemos um dia precisar”, frase que ouço montes de vezes e que me irrita profundamente, porque dificilmente vamos usar essa “tralha” outra vez.
Portanto, sem esta acção, desista já de organizar seja o que fôr, porque tralhas não se organizam, só atrapalham e ocupam tempo e espaço, hoje em dia tão escassos.

Organizar, a organização é a solução de ouro na nossa vida. Organizar é pensar e criar soluções práticas, viáveis e simples para que a nossa vida “ande sobre rodas” e assim nos sentirmos bem e felizes. Cada pessoa deve procurar a sua própria organização, de acordo com as suas necessidades e tipo de vida. Organizar dá-nos a sensação de dever cumprido!

Não procrastinar, a procrastinação é sem sombra de dúvidas dos maiores inimigos da organização. O adiamento constante das tarefas que temos que fazer, cria acumulação tanto na nossa casa como na nossa vida e o velho ditado “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” não deixa dúvidas quanto a esse assunto. Adiar tarefas prejudica a nossa vida criando stress, culpa e mau estar e quando damos por isso o caos entra na nossa vida.

Poupar, o controlo financeiro e a poupança dão-nos segurança e estabilidade à nossa vida, por isso, fazer um o orçamento familiar e apontar todos os gastos, é fundamental para em caso de necessidade saber onde cortar despesas. Ter objetivos financeiros na vida implica fazer esforços e ser disciplinado para os alcançar, e assim ter uma vida mais desafogada. Um pé-de-meia é essencial para o caso de termos algum azar na nossa vida, e acredite, ninguém está livre disso acontecer.

Simplificar, hoje em dia cada vez mais se fala da importância de simplificarmos a nossa vida, de acabarmos com o consumismo exacerbado e da consciência ecológica como solução para uma vida mais sustentável. Aquela frase “a vida é feita de escolhas” faz-nos pensar seriamente no que é importante para a nossa vida e como as escolhas (umas boas e outras más) a podem influenciar.

Tudo o que escrevi acima está interligado entre si, como pode constatar. No fundo, é tudo uma questão de saber escolher, ter determinação e disciplina para termos uma vida mais feliz e serena, e isso está nas nossas mãos! Não concorda comigo?

Obrigada pela sua visita.

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário