quinta-feira, 7 de abril de 2016

Poupe tempo nas tarefas domésticas

As tarefas domésticas tomam hoje em dia 90% do tempo que estamos em casa, o que é realmente um absurdo. Portanto todas as dicas são importantes para poupar o nosso precioso tempo e aligeirar as mesmas. Para que isto aconteça só temos que encontrar um equilíbrio que nos ajude a tomar o rumo certo.
Imagem retirada da Internet
Se este é o seu caso, veja abaixo algumas palavras-chave que a/o vão ajudar bastante a poupar tempo nas tarefas domésticas e assim ter tempo para fazer outras coisas de que goste mais.

Adotar rotinas
As rotinas são importantíssimas para poupar tempo nas tarefas domésticas. Esta sequência de tarefas torna-se automática e a previsibilidade de as esquecer é quase nula. Rotinas dão segurança e criam controlo sobre tudo o que tem que eu ser feito. Temos é que as adaptar ao nosso ritmo de vida.

Planear
Planear é uma das palavra-chaves para poupar tempo com tarefas. E porquê? Porque sem planeamento as tarefas tendem a ser esquecidas ou proteladas e o planeamento escrito (as listas de que tanto falo!) lembra-nos quando é que determinada tarefa deverá ser feita. Além de nos ajudar a distribuí-las de uma maneira uniforme e pensada durante a semana, veja abaixo as listas importantes a fazer:
·         Menu semanal, veja o meu guia aqui
·         Lista de supermercado de acordo com o menu semanal, veja a minha lista aqui.
·         Lista de afazeres domésticos, diários, semanais, mensais e sazonais:
     Como Organizar a Rotina Doméstica no Dia-a-dia
     Como Organizar a Rotina Doméstica Semanal
     Guia de Limpeza da casa Mensal e Sazonal para Preencher

Destralhar
Destralhar, outra palavra muito importante no que toca a poupar tempo com as tarefas diárias, quando mais destralhar, menos tem para arrumar e limpar. Já viu a maçada que é tirar mil e um objetos decorativos de cima de um móvel, limpá-los e depois devolvê-los um a um ao seu lugar de origem? Ou um armário cheio de roupa que para o fechar tem literalmente que empurrar a roupa para não ficar aberto? Pense bem e comece já a destralhar!

Arrumar o que usou
Evite deixar roupas e objetos espalhados pela casa, cumpra sempre a regra, o que demorar 1 ou 2 minutos a arrumar, faça-o logo, afinal 1 ou 2 minutos não são nada, mas vão fazer todo a diferença ao final do dia, é só uma questão de disciplina.

Limpar o que sujou
Limpar o que sujou no momento tem a vantagem de, 1º - a sujidade não ficar entranhada e perder posteriormente mais tempo a limpá-la, 2º desta forma consegue mais facilmente manter a casa limpa.

Fazer primeiro as tarefas mais chatas
Parece ridículo dizer-se para fazer primeiro as tarefas mais chatas, mas funciona, porque interiorizamos que as seguintes já não demoram tanto tempo, e isso dá-nos um incentivo maior para continuarmos (nunca lhe aconteceu acabar uma tarefa muito chata e dizer, ufa o pior já está feito).

Fazer um pouco todos os dias
Distribuir as tarefas domésticas ao longo da semana faz com que não haja acumulação das mesmas, e dá-nos mais tempo para fazermos outras atividades de que gostamos mais. O essencial é fazê-las de uma forma continuada, para que a casa fique sempre apresentável e não entre em colapso.

Não perder tempo
Não disperse a sua energia em coisas que pouco ou nada interessam para a sua vida. Foque-se no que é importante e naquilo que lhe vai trazer mais-valias, tanto no presente como no futuro.

Ter as ferramentas certas
Munir-mo-nos de todas as ferramentas que nos facilitem o tempo que perdemos com as tarefas domésticas, isto é, produtos de limpeza eficazes, electrodomésticos eficientes e rápidos, produtos organizadores e tudo aquilo que possa ajudar na simplificação dia-a-dia.

Envolver a família
A casa é o refúgio de toda a família, portanto toda a família tem que participar nas tarefas domésticas para que uma só pessoa não fique sobrecarregada, afinal todos desarrumam e sujam. Mesmo os mais pequenos podem fazer pequenas tarefas (guardar brinquedos, colocar a roupa suja no cesto, etc.) desde que ensinados e incentivados.

Estas são algumas dicas importantes (na minha opinião) que farão com que perca menos tempo nas tarefas domésticas.

Se gostou partilhe ou comente a sua opinião abaixo!

Obrigada,


Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário