segunda-feira, 4 de abril de 2016

Tempo & produtividade

Ultimamente tenho refletido bastante sobre o tema tempo, e como este pode ser inteligentemente aproveitado a nosso favor, conseguindo assim uma melhor produtividade. 

Não sou uma expert em tempo & produtividade, mas por experiência própria e pelo que leio sobre o assunto, esta é a minha visão sobre o assunto.
O tempo, como todos dizemos, passa a correr e muitas vezes quando damos por isso, metade da nossa vida passou sem que conseguíssemos realizar pelo menos uma boa parte dos nossos objetivos para ter uma vida mais feliz.

Por isso a importância de saber gerir o nosso tempo de uma maneira produtiva, é crucial para alcançar uma estabilidade que só vai beneficiar o nosso dia-a-dia.
Gerir o tempo é conseguir dentro do horário que temos, realizar as tarefas a que nos propomos com sucesso, sejam estas importantes, urgentes ou triviais. Muitas vezes falhamos, porque não conseguimos distinguir que tarefas são essenciais, para que a nossa vida vá em frente com êxito.

O tempo é exatamente igual para todos, então porque é que uns conseguem geri-lo rumo ao sucesso e outros ficam para trás? É tudo uma questão de saber gerir prioridades e esta é uma das principais qualidades de uma pessoa organizada, mas a mais difícil de realizar.

É importante parar e refletir sobre o que queremos da nossa vida, mas tem que ser uma reflexão profunda e objetiva, aliada à vontade de mudar caso seja necessário.

Com o passar dos anos perguntamos, o que falhou no percurso? Porque é que uns conseguem e outros não? Por preguiça? Por comodismo? Por não haver objetivos traçados e metas a atingir? Ou simplesmente por imaturidade e irresponsabilidade, este é um assunto para refletir!

Para se ter sucesso na vida temos que ser disciplinados, determinados, empreendedores, confiantes e traçar objetivos. Sem objetivos na vida e sem nos focarmos no que realmente interessa, vivemos uma vida comum a tantas pessoas, isto não é necessariamente mau, se formos felizes com uma vida mediana e nos contentarmos com pouco.

Criação de hábitos produtivos
Todos temos que seguir regras. Porque não fazer as nossas próprias regras para conseguir gerir melhor o nosso tempo. Estas regras pessoais chamam-se hábitos, que com o tempo se transformam em rotinas e que são uma forma de aligeirar a nossa vida e torná-la mais fácil.
Temos, contudo que suprimir primeiro os maus hábitos que muitas das vezes infernizam a nossa vida, e substituí-los por hábitos produtivos. Hábitos e rotinas são o reflexo de ações feitas ano após ano, e que com o tempo se tornam automáticos e por sua vez mais simples.
A falta de tempo é a desculpa esfarrapada de quem é incompetente e de quem não consegue ou não quer adquirir novos hábitos produtivos.

Reflexão diária
É fundamental a reflexão diária sobre o nosso dia e como podemos melhorar, por exemplo, algo que não correu bem. Só assim conseguiremos determinar porque é que essa tarefa correu mal, e assim corrigi-la ou pelo menos melhorá-la.
Quando conseguirmos administrar melhor o nosso tempo, podemos controlá-lo de uma forma mais eficaz, porque o saberemos direcionar para aquilo que realmente importa.

Auxiliares de memória e listas de afazeres
O nosso cérebro não consegue reter toda a informação que recebe, pelo menos a de curto prazo. Por isso é tão importante, estarmos munidos de ferramentas que nos ajudem a guardar o máximo de informação que recebemos, e que são importantes para a nossa vida e trabalho. Não interessa que tipos de ferramentas temos, o que é importante é que as usemos a nosso favor, seja o computador ou um simples caderno de anotações.
Estas listas de afazeres são preciosas na nossa vida, porque nos ajudam a seguir um caminho orientado e a registar o tempo que gastamos a fazer cada tarefa, para assim melhorarmos a nossa produtividade.

Prioridade e concentração nas tarefas
Para que uma tarefa, não interessa qual tenha sucesso, é primordial concentrarmo-nos a 100% nessa mesma tarefa. O problema poe-se quando nos “perdemos” a fazer determinada tarefa, seja por incapacidade ou por causas exteriores (chamadas telefónicas, idas à internet, conversas, etc.).
Segundo o princípio de Pareto 80/20 (economista do início do Sec. XX) 20% das nossas atividades gastam 80% do nosso tempo, daí, sabermos as nossos prioridades e concentrarmo-nos nelas é tão importante, para que não haja desperdício de tempo e por sua vez baixa de produtividade.

Dormir bem
Sim, porque dormir mal reduz significativamente a nossa produtividade e a eficácia do que fazemos durante o nosso dia-a-dia. Portanto se costuma ter noites “mal dormidas” ou “pouco dormidas” chegou a altura de fazer alguma coisa para que isso não interfira, tanto na sua vida pessoal como profissional.

Posto isto, e para concluir, para conseguirmos uma vida com “tempo” e mais produtiva, é essencial arranjarmos soluções práticas que funcionem e nos orientem o nosso dia-a-dia.

Espero que tenha gostado e deixe-me lembrar-lhe que os seus comentários são muito importantes para mim!

Obrigada,


Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário