segunda-feira, 30 de maio de 2016

Como manter a arrumação

Hoje vou falar sobre arrumação e a sua manutenção. Manter a arrumação é muito difícil para a maioria das pessoas, pelo menos é o que ouço vezes sem conta sobre este assunto, “eu arrumo, mas depressa tudo volta a ficar desarrumado”, quem já não ouviu esta frase, que levante a mão!


Antes de arrumar seja o que for, tem que organizar e só depois é que pode começar a arrumação. Arrumar é colocar cada coisa no seu devido lugar (lugar esse definido quando planeia / projeta a organização).

Veja algumas dicas para conseguir manter a casa sempre arrumada, adotando alguns simples hábitos diários.
  1. Sempre que usar determinado objeto tenha o cuidado de o devolver ao sítio de origem, esta ação demorará apenas alguns minutos e com este simples hábito de manter, um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar, facilitará em perto de 80% a arrumação. Além de não perder tempo à procura de algum objeto, quando precisar deste. Uma boa dica é, sempre que deixar alguma divisão da casa, olhar à volta, ver o que de lá não pertence e trazer consigo os objetos devolvendo-os aos lugares definidos, assim poupa tempo, e é mais fácil arrumar (por exemplo, se tiver um copo no quarto, quando deixar o quarto e for à cozinha, leve o copo consigo).
  2. Arrume sempre a cozinha depois das refeições. Para eu poupar tempo a arrumar a cozinha, enquanto cozinho vou metendo a louça na máquina e devolvendo os objetos usados aos seus lugares. Depois das refeições só ficarão por arrumar os objetos usados à mesa, e assim, facilitará muito esta tarefa, além de poupar imenso tempo na arrumação final da cozinha.
  3. Evite à noite deixar louça na banca (mesmo que sejam só copos ou alguns pratos de alguma ceia tardia), não é nada agradável chegar de manhã à cozinha com louça na banca. Este simples hábito de deixar a banca limpa é meio caminho andado para ter a cozinha sempre arrumada. Claro que não é fácil com filhos, principalmente adolescentes, manter a cozinha a zero quando vai para a cama, mas incutir-lhes esse hábito é muito importante.
  4. À noite ponha sempre a roupa para lavar no cesto da roupa suja, de manhã será mais rápido arrumar o quarto e não terá roupa suja pelo chão do quarto quando acordar.
  5. Faça a cama todos os dias e arrume as roupas que não forem para lavar, a acumulação de roupa na cadeira (muitas das vezes na cama!) do quarto é um péssimo hábito. Isto, com a dica 4, fará com que o quarto fique automaticamente arrumado. Uma boa dica para fazer a cama rapidamente é, em vez de ter cobertores e lençol de cima, use só um édredon (este é o meu lema), assim é só esticar o édredon e a cama ficará feita.
  6. Quando chegar a casa não deixe a roupa (casacos, etc.) logo na primeira cadeira que encontrar, o mesmo serve para as chaves, telemóvel, carteira, sapatos, etc. Tenha na entrada um lugar (mesmo que seja um cantinho pequeno) reservado a estes itens.
  7. Tenha uma caixa perto da entrada, para arrumar toda a papelada antes de a arquivar. Não há nada pior que deixar papéis espalhados pela casa, cartas por abrir, envelopes para o lixo, contas por pagar, etc. Um sítio único para colocar a papelada, antes de a arquivar, é o ideal para saber sempre onde procurar algum papel ou conta para pagar (eu faço isso e consigo sempre controlar a papelada cá de casa). Existem dois métodos que eu acho que facilitam muito o arquivamento dos papéis, ou arquivar logo as contas assim que as pagar, e os papéis que precisam ser guardados (banco, finanças, seg. social, etc.) ou arquivar assim que a caixa de entrada esteja cheia (eu aconselho o primeiro, mas o segundo também funciona muito bem!).
  8. Não faça muito stock, caso não tenha muito espaço de armazenamento, tanto em comida como em outros objetos, só vão ocupar mais espaço e rapidamente tudo fica desarrumado. Muitas coisas só dificultam a arrumação e a sua manutenção.
  9. Seja minimalista e simplifique, viva com menos, quanto menos coisas tiver, menos tem que arrumar. Tenha somente o necessário, tudo o resto destralhe.
  10. Use produtos organizadores. Os produtos organizadores ajudam muito na arrumação, sem estes o que seria, por exemplo, uma gaveta com vários tipos de objetos? Uma enorme confusão e muitas dores de cabeça para encontrar o que quer que seja!
  11. Faça listas diárias, para ajudar a lembrar aquilo que tem que ser arrumado ou limpo diariamente, desta forma terá a certeza que nada ficará por fazer.

Como pode ver, criando alguns hábitos diários e simplificando tudo o que pode, arrumar não é tão chato assim! Ou pelo menos torna-se mais fácil e rápido.

O que acharam das dicas acima mencionadas? Partilhe connosco a sua dica para tornar a arrumação menos penosa e menos demorada!

Obrigada,


Marlene Borges

2 comentários:

  1. Gostei! O pior ainda é fazer com que o pessoal cá de casa siga estas regras... 3 adolescentes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Obrigada pelo comentário!
      Eu também tenho 2 jovens em casa e sei como é difícil fazer com que sigam as regras! Não podemos é desistir de as incutir!
      Marlene Borges

      Eliminar