sexta-feira, 27 de maio de 2016

Organização é um desafio!

Todos vocês sabem o quanto adoro organização, pois é! E como eu não conseguiria viver sem esta, também é verdade. Portanto para mim organizar é sempre um desafio, adoro!



Organizar não é só por tudo ordenado, organizar é projetar e planear o que pode ser feito para que determinado espaço fique devidamente organizado. É encontrar soluções viáveis, práticas, funcionais e giras (claro!) de forma a descobrir uma organização sustentável, inteligente e descomplicada para ser mais fácil manter no futuro. Encontrar o lugar certo e definitivo para cada coisa é a essência da organização de uma casa.

Depois de encontrar “uma casa” definitiva para cada objeto, então será mais fácil a sua manutenção.

Um dos grandes problemas da organização é a sua manutenção. A maior parte das pessoas consegue “organizar” um armário, o problema é depois mantê-lo organizado. Se não o consegue manter organizado é porque a organização projetada não surtiu os efeitos esperados, isto é, se não funcionou, então a organização não foi pensada de uma forma prática e funcional e aí reside o principal problema.

Outro desafio da organização é conseguir ganhar espaços, estudando cada milímetro do espaço consegue-se otimizar áreas e desta forma planear a sua organização. Muitas das vezes o problema não é só a falta de espaço, mas sim a forma como as coisas foram organizadas.

Para combater a falta de espaço, os acessórios de organização são essenciais, e não têm que ser acessórios caros, têm é que funcionar para ajudar a manter tudo acessível e nos seus lugares. É aproveitar os espaços mortos usando acessórios de organização, e torná-los “vivos”.

Outra solução para combater a falta de espaço é destralhar, basicamente é ter só aquilo de que precisamos para o dia-a-dia, é viver bem com menos, só com aquilo de que realmente gostamos e usamos. Não me vou alongar mais sobre este assunto, porque é um assunto que eu tenho falado várias vezes aqui no Blog (por ser tão importante na organização) e já toda a gente sabe a minha opinião sobre este tema.

Outro desafio é a nossa inspiração à criatividade. Quando pensamos em algo para organizar, vai obrigar-nos a usar a nossa criatividade tanto a nível de funcionalidade como a nível estético, o que permite que a organização funcione não diria na perfeição, mas quase!

Acrescentando ao que foi dito acima, e muito importante, é criar hábitos simples e diários que ajudem a manter a organização.

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de partilhar e comentar!

Bom fim-de-semana e até Domingo!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário