segunda-feira, 20 de junho de 2016

5 Erros mais comuns ao lavar a roupa na máquina

A máquina de lavar roupa foi uma invenção fantástica, sem ela não sei como seria o dia-a-dia de milhares de pessoas que têm pouco tempo para as tarefas domésticas. É realmente um eletrodoméstico imprescindível em qualquer casa, e uma bênção para quem trata da roupa.

Imagem retirada da Internet
Este eletrodoméstico não é propriamente barato, portanto é fundamental cuidar bem dele, para que ele trate bem das nossas roupas e dure mais tempo!

Veja 4 erros mais comuns a evitar, que quase todos nós já fizemos ao usarmos a máquina de lavar roupa.

Sobrecarregar a máquina
Com a lotação da máquina excedida certamente que a roupa não ficará tão bem lavada, além de poder desequilibrar o tambor e fazer com que a centrifugação seja mal feita e as roupas saírem muito molhadas. O ideal é, depois de colocar a roupa, ficar um espaço de uma mão-travessa entre a roupa e a parte de cima da máquina.

Misturar cores
Quem já não tingiu a roupa branca de outra cor, só porque meteu ao lavar juntamente com esta, uma peça que se julgava não tingir? Eu já tive a roupa branca tingida de cor-de-rosa e azul e o problema, é que é quase uma missão impossível clareá-la. Por isso é tão importante separar por cores e certificar-nos que não tingem antes de fazer a lavagem.

Detergente ou amaciador a mais
É muito importante seguir a quantidade recomendada pelo fabricante do detergente e amaciador. Colocar detergente ou amaciador a mais só faz com que a roupa fique mais áspera, dura e com manchas, e obviamente mais mal lavada!

Não verificar etiquetas de lavagem
Fazer a separação correta de tecidos e malhas conforme instruções de lavagem é essencial para que a roupa seja lavada de uma maneira adequada e uniforme, assim como prevenir que uma camisola em lã não saia da máquina dois tamanhos abaixo! (também já me aconteceu).

Não separar por sujidade
Nem toda a roupa está muito suja quando vai para lavar, misturá-la com roupa muito suja não é uma boa solução e o que pode acontecer é que nenhuma saia realmente limpa, por isso mesmo é que os fabricantes de detergentes para a máquina indicam dosagens diferentes.

Alguns conselhos,
Sempre que a roupa tiver nódoas, aplique um tira nódoas (se a roupa for branca pode sempre usar lixívia gentil, mas durante pouco tempo) e certifique-se que a nódoa sai antes de a meter na máquina. Já me aconteceu algumas vezes não tirar as nódoas e ter que repetir a operação de novo, isto é, tirar as nódoas e colocá-la a lavar novamente (perda de tempo, dinheiro e espaço no máquina).

Ponha a máquina a lavar sem roupa uma vez por mês, com um copo de 250 ml de vinagre, alternando no mês seguinte com lixívia, para desinfetar a máquina e tubagens.

Quando comprar uma máquina certifique-se que tenha uma classe energética A+++, para assegurar uma poupança na conta da eletricidade.

Se queremos ter a roupa sempre bem lavada e em boas condições, o melhor é evitarmos os erros acima mencionados!

Espero que as dicas tenham sido úteis e volte sempre!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário