terça-feira, 19 de julho de 2016

A importância de destralhar - Dicas de uma leitora e blogger

O post de hoje vai ser diferente, vou publicar um artigo escrito por uma leitora e blogger muito querida, que nos dá dicas para uma vida mais simples, mas mais feliz!

Destralhar para simplificar! Espero que gostem!


10 conselhos práticos para impedir a tralha de entrar em nossa casa

Por Mafalda, do blogue It’s (not) so simple!



A nossa querida Marlene é uma acérrima defensora da organização. Graças a ela, somos todas um pouco mais organizadas e, consequentemente, mais felizes por vivermos mais a nossa casa e a nossa vida.

Um dos temas que é frequentemente abordado aqui no Super Organizada é o destralhar. É lógico: antes de decidir organizar seja o que for, devemos avaliar o que é que faz sentido, ou não, manter nas nossas vidas.

Sabemos a importância de uma vida organizada. Sabemos o quanto gostamos de ver tudo arrumado. E desejamos, quase desesperadamente, ter menos para fazer.

Queremos poder tomar um banho relaxante. Rir mais com os que nos são próximos. Passear mais. E queremos, sem qualquer sombra de dúvida, passar muito menos tempo a cuidar da casa.

Porque acredito que devemos viver a nossa casa, e não viver para ela, defendo que se siga o caminho da simplificação.

Simplificar é:

- Ter menos!

- Viver mais!

- Ser mais feliz!

E o primeiro passo a dar é, efetivamente, destralhar.

Remove da tua vida tudo o que não te traz felicidade, tudo o que não usas, tudo o que não tem utilidade. Mantém apenas aquilo de que realmente gostas e que te traz sentimentos positivos.

Se queres bons conselhos sobre como podes começar a destralhar dá uma olhada a estes artigos do Super Organizada: As vantagens de uma casa destralhada, e o que podes começar já a destralhar. Tens aqui dois excelentes pontos de partida.

Hoje, no entanto, gostava de te falar sobre algo que me parece muito útil a quem quer destralhar de uma vez por todas: impedir a tralha de entrar pela nossa porta dentro.

Destralhar é um processo contínuo. Há cerca de 4 anos que o faço e sei do que falo. Ainda que já tenha feito vários destralhamentos de dimensões consideráveis, encontro sempre algo mais para destralhar. Ou porque cheguei à conclusão de que afinal já não gosto de determinado objeto, ou de certa peça de roupa, ou porque descobri brinquedos com que os miúdos já não brincam, ou porque deixei, num momento de distração, algo entrar lá em casa que afinal não fazia falta nenhuma.

Por isso, posso garantir que grande parte do segredo de manter uma casa, e uma vida, livre de tralha é impedir que ela passe a porta de entrada.

Como conseguir isso?

Deixo-te 10 conselhos muito fáceis de seguir: 
  1. Sê mais amiga do ambiente. Quem simplifica apercebe-se do impacto que ter menos tem no nosso planeta. Diminuir a quantidade de embalagens que trazemos para casa resulta em menos lixo e menos preocupações. Opta por produtos sem embalagem, ou com o menos possível. E, se tiveres mesmo de trazer embalado, dá preferência aos materiais mais fáceis de reciclar: papel, ou vidro, devem ter prioridade sobre plástico, metal ou esferovite. 
  2. Se tiveres essa possibilidade, opta por comprar em locais onde vendam os alimentos a granel e leva os teus próprios recipientes para os transportar: leva uma sacola de pão à padaria, ou reutiliza os sacos transparentes para transportar a fruta e os legumes. 
  3. Não te esqueças do teu próprio saco quando vais às compras, evitando assim teres de adquirir (mais) um. E é boa ideia ter um saco reutilizável sempre à mão, na mala, ou na bagageira do carro. 
  4. Recusa todos os papéis sem utilidade: talões de compra, segundas vias, ou publicidade que te tentam oferecer na rua. 
  5. Passa a receber as tuas faturas (gás, luz, água, cabo, etc.) em formato digital. E não as imprimas. Guarda-as apenas digitalmente. 
  6. Coloca um autocolante de recusa de publicidade não endereçada na tua caixa de correio. Se os anunciantes forem sérios, deixarão a tua caixa em paz e livre de lixo. 
  7. Se recebes subscrições de revistas, jornais ou newsletters na tua caixa de correio e chegaste à conclusão que deixaram de ter interesse, cancela-as e verás a diferença que faz menos um jornal, ou uma revista, para desfolhar, pousar, tentar arrumar e enviar para a reciclagem mais tarde. 
  8. Abre a tua caixa do correio apenas quando fores a caminho do contentor da reciclagem. Assim, podes deixar lá o que não te interessa (normalmente, tudo). Eu só vejo a minha caixa de correio uma ou duas vezes por semana. E faço-o quando vou levar o lixo. Deito fora a publicidade, abro as cartas importantes e deixo os envelopes no contentor. Desta forma, tenho menos lixo a entrar-me em casa. 
  9. Ainda sobre revistas e jornais, se sabes que podes ler online, prefere esse método. Não envolve papel e não te enche a casa. 
  10. Evita os post-its, ou outros pequenos papéis, que são tão fáceis de perder. Anota tudo no sítio correto: agenda, telemóvel, quadro branco, ou qualquer que seja o método que usas. 
  11. Pensa duas vezes antes de aceitar fazer um cartão de cliente que implique algo físico. Tencionas realmente voltar a comprar nesse estabelecimento? Ter o cartão tem impacto na compra atual? Se o cartão puder ser meramente virtual, menos lixo será gerado. 
Ah, afinal foram 11!

Espero ter conseguido ajudar-te a manter a tralha bem longe da tua vida.

Agora que já sabes como manter ao largo o que não te interessa, que tal avançar para um destralhamento a sério?

Segue todos os conselhos do Super Organizada, ou visita o meu “cantinho” para mais dicas. Procura pelo meu guia para “Destralhar sem Dramas”. Será um gosto ter-te por lá.

Destralha e sê feliz.

Termino agradecendo à Marlene toda a sua amabilidade e por me ter recebido tão bem aqui neste seu simpático espaço. Votos de ainda mais sucesso, minha querida!

Sem comentários:

Enviar um comentário