segunda-feira, 25 de julho de 2016

Cozinha longe de germes e bactérias!

Os germes e bactérias convivem connosco todos os dias, não há divisão da casa que se safe a estes bichinhos, que ainda por cima não se conseguem ver a olho nu.... Uns são inofensivos, mas há outros que têm que ser combatidos para não serem nocivos à nossa saúde. Para que isso aconteça, há certos procedimentos essenciais que devemos ter em conta, quando limpámos a nossa casa, principalmente a cozinha e casa de banho, que são o principal foco dos germes e bactérias.


Depois de uma pesquisa, cheguei à conclusão que é a cozinha a principal culpada pela proliferação destes seres, por causa da quantidade e diversidade de tipos de alimentos que lá entram. A melhor solução para controlar o excesso de germes e bactérias na cozinha, passa pelo seguinte:

Arrume e limpe a cozinha todos os dias, para que não fiquem restos de comida.
Uma vez por semana limpe-a mais a fundo.

Não deixe acumular louça suja na banca.

A louça deve ser lavada com água quente (caso não tenha máquina de lavar louça).

Nunca deixe restos de comida no ralo da banca.

Todos os dias, deixe o fogão livre de restos de comidas e gorduras.

Coloque regularmente (de 15 em 15 dias) lixívia no ralo e canos da banca (o ideal seria deitá-la à noite e deixar atuar durante toda a noite).

Antes, durante e depois de cozinhar, vá lavando as mãos, para haver menos contaminação.

Sempre que sujar, limpe logo para evitar a multiplicação destes micro-organismos.

Descongele os alimentos dentro do frigorífico e não fora (não se esqueça de colocar um prato ou vasilha para que ao descongelar determinado alimento, não suje o frigorífico).

Mude a esponja da louça com frequência e enquanto não a muda, desinfete-a, metendo-a molhada (retire primeiro o excesso de água) no micro-ondas durante 1 minuto na potência máxima.

Mude também com frequência o pano da banca (preferência uma vez por semana). Sempre que o sentir gorduroso ou sujo, deixe-o em molho com água quente e lixívia, durante meia hora.

Os panos da louça e toalhas de mão devem ser mudadas de dois em dois dias, a humidade é um verdadeiro manjar para estes micro-organismos, veja aqui como lavá-los.

Higienize com frequência a tábua de corte, principalmente se for de madeira (as ideais são as de plástico). Para o fazer só precisa de esfregar sal grosso e meio limão, deixe agir durante 5 minutos e depois é só passar água quente.

Nunca use a mesma tábua para cortar carne crua e depois, por exemplo legumes ou até mesmo carne cozinhada.


Troque todos os dias o lixo e passe no interior do balde, papel toalha humedecido com lixívia. O balde do lixo deverá ter um pedal (para evitar mexer com as mãos) e deve ser mantido fechado com tampa para evitar cheiros desagradáveis e a proliferação dos germes e bactérias.

Bem, estas são algumas dicas para manter afastados, ou minimizar a presença dos germes e bactérias, uma vez que é impossível vermo-nos completamente livres deles!

Se conhece, mais dicas para evitar estes micro-organismos na cozinha deixe nos comentários abaixo!

Obrigada,

Marlene Borges 

Sem comentários:

Enviar um comentário