segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Como desinfetar tábuas de cozinha

A tábua de cozinha é um utensílio essencial e imprescindível em qualquer cozinha. Hoje em dia podemos encontrá-las em vários materiais, sendo as de madeira e plástico (polietileno) as mais utilizadas e é sobre estas de que vou falar.
Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet


Uma boa higienização é fundamental para evitar contaminação dos produtos alimentares, tão prejudicial à nossa saúde, porque é nela que preparamos os alimentos antes de serem cozinhados.

Abaixo vou dar algumas dicas para manter as tábuas da cozinha sempre limpas e livre de bactérias. Esta limpeza mais a fundo deve ser feita pelo menos uma vez por semana ou obviamente quando achar necessidade.

Tábuas de plástico – Uma vez por semana ponha-as numa solução de água quente e lixívia e deixe-as ficar pelo menos 30 minutos. Passados os 30 minutos passe-as por água quente abundante, e deixe-as secar naturalmente. Como as tábuas de plástico podem ir à máquina de lavar louça, torna-se mais fácil a sua limpeza no dia-a-dia.

Tábuas de madeira – Como estas não devem ir à máquina de lavar, por serem muito porosas e para não se deformarem com a temperatura, terão que ser, sempre que usadas, lavadas à mão com detergente da louça, um esfregão e água, assim evita também que estas absorvam manchas e odores e por sua vez as tão temidas bactérias. Tais como as de plástico, uma vez por semana as tábuas de madeira devem ser limpas mais a fundo. Uma maneira rápida e eficaz é salpicar sal grosso e depois esfregá-la com meio limão, (pode espremer o sumo do limão enquanto esfrega). Deixe esta solução atuar durante cinco minutos, depois lave-a com água quente e deixe-a secar num local ventilado para não correr o risco de criar bolor. Desta forma, como o limão é um desinfetante e o sal funciona como esfregão abrasivo (ajuda a limpar as ranhuras), a tábua fica livre de germes e pronta a ser usada sem problemas de contaminação.

Uma boa dica para manter a tábua de madeira sempre hidratada e para que crie uma camada protetora que evita uma maior contaminação de bactérias, é passar óleo vegetal com papel de cozinha no sentido das fibras da tábua, e deixar secar de um dia para o outro.

Tenha diferentes tábuas para cada tipo de alimentos, uma para a carne, outra para o peixe e outra para vegetais. Uma boa solução para diferenciar as de madeira é colocar um fio de cor, ou comprar cores diferentes no caso das de plástico e estabelecer uma cor por tipo de alimento.
Imagem retirada da Internet
Caso as tábuas estejam bastante danificadas e com o final à vista, será mais seguro deitá-las fora e comprar novas.

Obrigada e volte sempre!


Marlene Borges

2 comentários:

  1. OLá Marlene!!
    Acabei de chegar ao teu blog, parabéns pelo cantinho que aqui tem.
    Os temas que aqui aborda agradam -me bastante!
    Beijinho e obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Ainda bem que gosta do Blog e obrigada pelas palavras tão simpáticas!
      Marlene Borges

      Eliminar