sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Destralhar a cozinha

A cozinha é a divisão da casa que mais tralha tem, com tantos armários, gavetas, electrodomésticos, acessórios, louça….. Enfim uma infinidade de coisas, que acumuladas ocupam imenso espaço.

Imagem retirada da Internet
Com as cozinhas cada vez mais pequenas, o segredo para se manterem organizadas e arrumadas é destralhar, aliás na minha opinião é o segredo para que todas as divisões da casa se mantenham em ordem.

Hoje em dia a maioria das pessoas fazem as refeições na cozinha, e por isso é tão importante que esta esteja sempre organizada e arrumada. Eu não o faço porque não tenho espaço na cozinha e mesmo que tivesse não o faria, porque ainda sou da velha guarda e gosto de fazer as refeições na sala de jantar, afinal de que serviria a sala de jantar se só fosse usada quando tivéssemos visitas! Um desperdício de espaço, não acham?

Existem algumas dicas que podem ajudar a manter a cozinha livre de tralha, já agora aproveite e limpe os espaços depois de destralhados:

Os balcões da cozinha – este espaço normalmente é utilizado para colocar electrodomésticos e outros pequenos acessórios, ficando muito pouco espaço para se manusear os alimentos enquanto cozinhamos, além de dar a sensação de desarrumação. Eu gosto de ter os balcões libertos e só com o estritamente necessário, pote com as colheres de pau, saleiro, alguns condimentos e a máquina de café. Por isso se gosta de uma cozinha “clean”, guarde os electrodomésticos dentro dos móveis (evitam também ficar com gordura) e todo aquilo que não é usado no dia-a-dia. Outra vantagem é que sem montes de coisas nos balcões é muito mais rápido limpá-los.

Gavetas e armários – Tire tudo, deite fora o que está estragado (tupperwares sem tampas, louça lascada, talheres sem uso, panos da louça velhos, etc.) e desfaça-se de tudo o que está repetido e não é necessário, porque além de ocuparem espaço só atrapalham. Com esta simples acção não imagina o espaço que pode ganhar nos armários e gavetas. Por fim organize por tipo de uma forma lógica (por ex tachos e panelas junto ao fogão, etc.) para que saiba sempre onde está tudo guardado. Espalhar é perder o rasto e desta forma nunca sabemos ao certo o que temos. Use a parte de cima dos armários para colocar a louça e acessórios que menos usa.

Mesa - evite a todo o custo deixar coisas e coisinhas em cima da mesa da cozinha, este espaço normalmente está cheio de tralhas que simplesmente vamos pousando ao longo do dia.

Banca – Não deixe em cima da banca o detergente da louça, a esponja e o pano multiusos, são elementos tão inestéticos e é sempre possível guardá-los numa caixa ou cesto dentro do armário que fica debaixo da banca.

Receitas – Se gosta de guardar receitas não as deixe espalhadas, concentre-as dentro de uma pasta ou caixa como preferir, devidamente organizadas por tipo (receitas de carne, peixe, sobremesas, etc.). Como eu não gosto de cozinhar raramente guardo receitas, caso tenha dúvidas em relação a algum prato que quero preparar, tenho sempre a internet que posso consultar.

Dica: Para poupar espaço nas gavetas e para organizar condimentos, os talheres maiores (colher da sopa, escumadeira, tesoura, etc.) use os suportes de parede, ficam giros, poupam espaço e tem-nos sempre à mão quando precisar destes.
Imagem retirada da internet
Por fim e para a manter sempre arrumada, faça todos os dias:
  • Lave sempre a louça depois das refeições e deixe a banca a brilhar. O segredo para arrumar a cozinha depois das refeições rapidamente, é ir lavando / metendo na máquina, os itens que utilizou enquanto cozinha, depois é só meter na máquina os itens da refeição.
  • Sempre que sair da cozinha leve o que de lá não pertence e coloque nos sítios certos.

Espero que tenha gostado e fique animado para destralhar a sua cozinha!

Obrigada e volte sempre!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário