sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Cuidados a ter com a sua máquina de lavar louça

A máquina de lavar louça é uma mais-valia para qualquer casa (eu já não poderia viver sem esta!) para simplificar a tarefa diária de lavar a louça. Como é um eletrodoméstico caro, para que dure mais tempo é necessário fazer uma limpeza mais profunda pelo menos uma vez por mês.
Com a lavagem da louça diária ficam resíduos de gordura e alimentos, que acumulados podem prejudicar o seu desempenho correndo o risco de a avariar. Por isso aconselho a sua manutenção periodicamente.

Semanalmente

Uma vez por semana retire os filtros e lave-os com água quente corrente e detergente da louça, para tirar quaisquer resíduos de gordura e comida. Depois limpe as partes laterais interiores e borrachas com água e vinagre. Este sítio é muito propício a ter sujidade, e por sua vez é uma fonte de bactérias.

Mensalmente

Uma vez por mês é fundamental que faça uma limpeza com vinagre. O vinagre é um produto barato, natural, fácil de arranjar e muito eficiente na limpeza, além de ter uma ação desengordurante e desinfetante. Para o fazer basta colocar uma taça com 250 ml de vinagre na parte de cima da máquina e ligá-la num programa longo e quente (sem louça claro!).

Cuidados ao carregar a máquina com louça

1 – Faça cargas completas, para poupar energia e água, mas não sobrecarregue a máquina para que a louça seja lavada de uma forma eficiente.
2 – Antes de meter a louça na máquina tire todos os resíduos de comida com papel de cozinha ou com a ajudo de talheres. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, não é necessário “lavá-la” antes de a meter na máquina. O detergente que colocamos na máquina é para isso mesmo, lavar a louça! Desta forma poupa também água.
3 – Certifique-se que os braços aspersores da máquina não estão bloqueados por nenhuma peça de louça.
4 – Disponha a louça na máquina de forma adequada para uma lavagem eficiente.
5 – Use sempre sal (suaviza a água tornando-a menos calcária) e abrilhantador na máquina. Apesar que hoje em dia já há detergentes, tudo em 1. Desta forma poupa em sal e abrilhantador assim como no espaço para os guardar.
6 – Para a louça do dia-a-dia, use um programa mais curto e com temperaturas mais baixas.
7 – Depois da máquina lavar, abra-a um pouco para sair o vapor de água e a louça secar mais rapidamente.
8 – Por fim, quando for comprar uma máquina da louça tenha em atenção a categoria energética, para assim poupar na fatura da eletricidade.

Espero que as dicas tenham sido úteis!

Volte sempre!

Obrigada,


Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário