segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Hábitos simples mas importantes para manter a casa arrumada

Criar hábitos é fundamental para que consigamos manter a nossa casa arrumada. A criação de hábitos demora pelo menos 21 dias, segundo os entendidos, até estes se tornarem rotinas, isto é, repetir a atividade até que a sua prática não encontre qualquer resistência da nossa parte e seja feita automaticamente.
Imagem retirada da Internet
A criação de hábitos e rotinas, dá-nos a previsibilidade de que todos nós precisamos, para que a nossa vida possa correr da melhor maneira e sem grandes contratempos.

Existem alguns hábitos indispensáveis para conseguirmos manter a nossa casa arrumada e ordenada, veja abaixo:
  1. Fazer a cama logo pela manhã
  2. Arrumar as roupas que não forem para lavar e colocar no cesto a roupa suja.
  3. Depois do banho, passar o chuveiro para tirar restos de sabonetes e pelos / cabelos.
  4. Enquanto lava os dentes passar água e detergente líquido das mãos para limpar restos de pasta de dentes, sabonete e cabelos.
  5. Arrumar a cozinha depois das refeições. Uma boa estratégia é ir arrumando-a enquanto cozinha. A acumulação de louça na banca dá a sensação que toda a cozinha está desarrumada.
  6. Limpe imediatamente se sujou determinado sítio. É muito mais fácil limpar na hora, do que deixar a sujidade ficar ressequida.
  7. Ao cozinhar seja metódica e cuidadosa para evitar que a banca e o fogão fiquem sujos. Se isso acontecer limpe logo.
  8. Sempre que acabar determinada embalagem, lata, envelopes vazios, folhetos publicitários, etc., coloque imediatamente no lixo reciclável. Se destralhar logo este tipo de coisas, conseguirá mais facilmente manter a casa arrumada.
  9. Dê uma arrumadela à sala de estar antes de dormir, afinal esta é o cartão de visitas da casa.
  10. Sempre que sair de determinado compartimento, olhe ao redor e verifique o que de lá não pertence e leve consigo. A ideia é basicamente aproveitar o tempo quando se vai de um lado para o outro e ao mesmo tempo devolver os objetos aos sítios certos.

Todos estes hábitos fazem com que a nossa casa fique todos os dias minimamente arrumada sem nos sentirmos escravos da casa e fundamentalmente para termos um dia-a-dia mais facilitado.

Os hábitos por mais simples que sejam, têm um grande impacto na nossa vida e trazem-nos mais-valias imperdíveis.  

Se conhecer mais algum hábito que ache importante, partilhe connosco nos comentários abaixo.

Obrigada e volte sempre!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário