terça-feira, 25 de outubro de 2016

Rotinas organizadas

A quem ache as rotinas uma verdadeira chatice! Os mesmos horários, as mesmas tarefas, dias e dias iguais uns aos outros, sem nos darmos conta o quanto beneficiamos dessas mesmas rotinas. A previsibilidade das rotinas, dá-nos segurança e permite-nos encarar o dia-a-dia sem tanto stress e com mais tranquilidade.
Imagem retirada da Internet
Rotinas planeadas e organizadas é a forma de conseguirmos estabilidade emocional e física no nosso dia-a-dia, temos é que as encarar de uma forma positiva e não nos acomodarmos.

Está mais que comprovado, por diversos estudos, que rotinas organizadas nos ajudam a entrar em modo “piloto automático” permitindo a execução das nossas tarefas com eficiência, maior rapidez, uma vez que desta forma conseguimos gerir o tempo a nosso favor.

As rotinas matinais e noturnas ajudam-nos a seguir uma linha para que o nosso dia não fique comprometido e corra da melhor forma, sem atrasos e com o mínimo de contratempos possíveis. Imprevistos podem acontecer e a melhor forma de lidarmos com eles é termos rotinas organizadas.

A rotina matinal / diurna é muito importante quando conjugada com a noturna:

Rotina Matinal
  • Acordar e levantar logo. Caso goste de preguiçar um pouco, o melhor mesmo, é por o despertador 10 minutos mais cedo do tempo estipulado para levantar.
  • Caso tenha filhos arranje-se e fique pronto/a antes de os acordar.
  • Fazer a cama, depois de a deixar arejar pelo menos 30 minutos.
  • Retire do congelador (se já não o fez no dia anterior) a refeição para o jantar.
Rotina noturna
  • Verificar a agenda do dia seguinte.
  • Deixar a cozinha arrumada, que inclui, colocar a louça na máquina / lavar louça, fogão, limpar bancadas e banca, varrer chão.
  • Deixar a sala de estar arrumada.
  • Deixar a casa de banho arrumada.
  • Devolver os objetos que estejam fora do lugar ao sítio certo.
  • Destralhar tudo que seja para deitar fora, folhetos, embalagens vazias, etc.
  • Preparar o dia seguinte na noite anterior: deixar a roupa pronta e acessórios, deixar carteira / mochilas preparadas (caso tenha crianças), pré-preparar o pequeno-almoço dentro do possível (deixar a mesa posta, etc.), deixar chaves e telemóvel junto à carteira. Resumidamente, ajudar a ultrapassar a manhã sem o stress de última hora.

Depois das rotinas diurnas e noturnas há ainda as rotinas de limpeza que são muito importantes para deixar a casa limpa e saudável. Veja as rotinas de limpeza mais importantes - Guia de arrumação e limpeza da casa semanal e Como organizar a rotina doméstica mensal

Claro que cada um de nós tem que criar as suas próprias rotinas, baseada no estilo de vida e necessidades, porque todos nós somos diferentes e o que funciona para uns pode não funcionar para outros.

Boas rotinas e volte sempre!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário