terça-feira, 15 de novembro de 2016

Como mantenho a cozinha em ordem

A cozinha é a divisão da casa, a par com a casa de banho, que tem que ter uma organização muito bem pensada, que seja sustentável e muito importante, prática.

A cozinha não é de maneira nenhuma a minha zona de conforto, porque detesto cozinhar e não tenho grande jeito (para não dizer nenhum!), mas, precisamente por isso é que tenho que ser muito mais metódica e organizada.


A minha cozinha está destralhada porque tudo aquilo que se estraga ou que não necessito vai imediatamente para o lixo, sem pensar duas vezes. Eu sou completamente desprendida de objetos e afins, por isso para mim destralhar é muito, muito fácil.

partilho aqui algumas dicas muito importantes para manter a cozinha em ordem no dia-a-dia:

Reúno e preparo todos os ingredientes e utensílios, antes de começar a cozinhar.

Deito fora imediatamente as embalagens vazias no lixo reciclável. Detesto ver papéis ou embalagens vazias na banca.

Arrumo logo os ingredientes depois de utilizados (caso sejam ingredientes do frigorífico, só os guardo no fim para evitar estar sempre a abrir e fechar o frigorífico).

Vou arrumando a cozinha enquanto cozinho.

Depois das refeições deixo sempre a cozinha arrumada e a banca limpa, uma das coisas desagradáveis é entrar na cozinha pela manhã e vê-la desarrumada.

Tenho o mínimo de electrodomésticos e utensílios nas bancadas, porque para além de ficarem com pó e gordura, dá a sensação de atafulhamento e pouco espaço para preparar os alimentos.

Como a minha cozinha é pequena e tem uma janela de uma ponta à outra, tenho poucos armários. Por esta razão a organização é prioritária e fulcral para que esta funcione bem.

Uso e abuso de prateleiras para conseguir manter a cozinha organizada e arrumada. Nas prateleiras guardo os frascos com arroz, açúcar e pão ralado. Na prateleiras de cima guardo os frascos, já vazios, das compotas (adoro frascos e frasquinhos!).


Os talheres maiores ficam pendurados, assim como o papel de cozinha, o papel de alumínio e a película, para poupar espaço nas gavetas.



Também tenho preso na parede um organizador de garrafas de vinho, muito útil, e não ocupa espaço útil.


Para ganhar espaço no armário dos copos e chávenas uso organizadores para o efeito.


Para deixar as travessas fáceis de utilizar, uso um organizador de pratos e deixo-as na vertical.


O detergente da louça, a esponja, o pano multiusos e as cápsulas da máquina da louça ficam "escondidas" na porta do armário, por baixo da banca. Não gosto mesmo nada de ver os produtos usados na limpeza da louça em cima da banca.



Como podem ver é desta maneira que consigo ter a cozinha sempre em ordem e sem grande esforço, porque tudo tem o seu lugar definido.

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de partilhar!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário