sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Limpe a casa com eficiência

Eu já aqui mencionei no Blog, limpezas não são o meu forte (para falar verdade, detesto!). Como tal organizar-me e ser metódica é essencial para conseguir manter a casa limpa e não perder tempo.




Eu não tenho empregada desde que fiquei desempregada, e falando sinceramente, agora não vejo necessidade para isso, até porque os meus filhos já são crescidos (apesar de ainda serem bastante desarrumados).



Uso todas as dicas que partilho no blog e desta forma consigo ter a casa limpa, sem ser escrava da casa. O mais importante é ir limpando todos os dias para que a casa não se torne um caos e não desespere quando a for limpar! Veja as dicas:

1 – Não se esqueça de criar guias de limpeza, para que a limpeza se torne uma rotina e seja feita de forma quase automática. Com uma lista do que tem a fazer é “remédio santo” para que nada fique esquecido e seja feito mais rapidamente. Limpar de cima para baixo e da esquerda para a direita, evita que algo fique por limpar. Se desejar pode sempre ver os meus guias de limpezas diários e semanais.

2 – Organize o material de limpeza. Com o material organizado de preferência numa cesta ou balde, impede idas e voltas (perda de tempo) para ir buscar algum produto que se tenha esquecido. O ideal mesmo, é manter um kit de limpeza na casa de banho, lavandaria e cozinha.

3 – Seja disciplinada e metódica. Limpar não é nada agradável mas não é lamentando-se que a casa fica limpa. A melhor maneira, é mesmo limpar todos os dias para que não haja acumulação de sujidade. Quanto mais suja estiver a casa mais penoso é limpar, e mais tempo vai demorar a limpar.

4 – Faça as limpezas mais profundas uma vez por semana. Se distribuir as limpezas pelos dias da semana, não tem que passar o fim-de-semana a limpar e terá mais tempo para fazer o que mais gosta.

5 – Siga o lema “menos é mais”, muitos acessórios decorativos só atrapalham a limpeza. 

6 – Quando sujar alguma coisa, não se esqueça de limpar logo. É muito mais fácil de limpar na hora, do que limpar algo que tenha ficado ressequido.

7 - Quando limpar, limpe por partes, isto é vá retirando as coisas de um lado para o outro enquanto limpa, em vez de retirar tudo de uma vez.

8 - Uma vez que as limpezas têm que ser feitas, a concentração é a melhor aliada. Termine sempre de limpar o que começou!

Agora só me falta desejar boas limpezas e rápidas!

Obrigada pela sua visita!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário