segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Como criar rotinas de limpezas

Limpar a casa é sem sombra de dúvidas uma necessidade diária, e imprescindível para que a casa não entre em colapso. 

Imagem retirada da Internet

Também aqui, na limpeza da casa, as rotinas são fundamentais, para que o tempo que passamos a limpar, seja minimizado, e a limpeza simplificada.

Como em tudo na vida, planear é a chave de ouro. Quando planeamos e anotamos o que tem que ser limpo, ficamos com uma visão mais realista do que tem que ser limpo diariamente, semanalmente e mensalmente. 

A falta de tempo é também um fator importante, mas não é contudo, sinónimo de “preguiça”. Por isso procrastinar está fora de questão!

Quando estabelecemos uma rotina, ao fim de um certo tempo, esta entra em piloto automático, tornando-se assim muito mais fácil executá-la.

O primeiro passo a fazer, é elaborar uma lista com tudo o que tem que ser limpo diariamente e outra com o que tem que ser feito semanalmente, para que não se esqueça de nada.

Ao elaborar estas listas, deve ter em atenção, o tempo livre que tem para o fazer (encaixar as tarefas nos tempos livres), e o que tem que ser limpo (depende muito do tamanho da casa).

Outro fator importante, é fazer a distribuição das tarefas entre os dias da semana racionalmente e eficazmente. No início, o melhor mesmo é ir testando e reordenando a lista, de acordo com a sua conveniência até que esta se torne ideal. 

Evite acumular ou adiar as limpezas domésticas. Eu sei que é uma valente seca ter que fazer as limpezas domésticas, mas se forem feitas de uma forma continuada e disciplinada, as limpezas não ficam tão cansativas e a casa mantém-se facilmente limpa. 

Tenha em atenção a certas tarefas que têm que ser feitas, porque implicam com outras, por exemplo: Dê uma limpadela rápida ao frigorífico no dia anterior às compras.

Dividindo as tarefas semanais pelos dias da semana, evita passar todo o fim-de-semana a limpar.

Nunca se esqueça que a regularidade é essencial, para que consiga manter a casa sempre limpa.

Distribua as limpezas pelo outros membros da família, afinal se todos sujam tem que haver entreajuda. 

Por último, mas não menos importante, siga o lema "menos é mais". Seja minimalista e viva com menos coisas para limpar!

Claro que cada pessoa tem que adaptar a rotina à sua casa, e às suas necessidades.

Obrigada por visitar o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário