quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Organize-se, crie hábitos e mude a sua vida!

Todos nós desejamos uma mudança positiva na nossa vida, principalmente se sofremos com a falta de tempo, e passamos o dia a correr: trabalhar, ir buscar as crianças à escola, chegar a e casa arrumar, limpar, cozinhar, arrumar outra vez, é sem dúvida uma canseira, particularmente se somos desorganizados.

Imagem retirada da Internet
Contudo, existe uma fórmula mágica que funciona na perfeição, que é começar a ser organizado.

Para isso, temos que criar determinados hábitos (bons hábitos!). Conforme já aqui referi, um hábito adquire-se se fizermos a mesma ação durante 21 dias seguidos, depois, este entre na nossa rotina e em piloto automático. Veja abaixo os hábitos a criar e adapte-os à sua vida!

O dia começa pela manhã! Para que tenha uma manhã calma e com o mínimo de stress possível (porque imprevistos podem acontecer!) crie hábitos matinais.

Hábitos matinais domésticos


Imagem retirada da Internet
Tente acordar sempre à mesma hora durante a semana. Levante-se a horas de fazer tudo o que necessita de fazer, de manhã, sem stress.

Depois de se levantar (esperando pelo menos 15 minutos para esta arejar) faça a cama. O quarto ficará logo com ar de arrumado.

Tire a louça da máquina, para que consiga lá meter a louça do pequeno-almoço. Se preferir pode fazer esta tarefa à noite, depois de a máquina lavar (ganhará tempo de manhã).

Acabe de preparar a sua lancheira (se leva almoço e lanche) e a das crianças.

Hábitos noturnos domésticos


Imagem retirada da Internet
Esta rotina é para mim a mais importante, porque esta dá-nos um grande avanço, na rotina matinal.

Lave a louça antes de se deitar (deixe a pia da louça limpa). Entrar na cozinha de manhã com a cozinha desarrumada, dá logo vontade de ir novamente para a cama!

Prepare a roupa para o dia seguinte, isto inclui tudo: acessórios carteira, chaves, mochilas das crianças, etc. Este simples hábito, evita que se atrase de manhã.

Caso tenha crianças pequenas prepare-lhes a mochila (se forem autónomas diga-lhes para a preparar, explicando o quanto facilita as manhãs com tudo preparado na véspera).

Da mesma forma prepare a lancheira (se leva almoço e lanche) e deixe-a no frigorífico. 

Prepare a mesa para o pequeno-almoço com tudo aquilo que não necessite de frigorífico.

Antes de dormir tente deixar a casa de banho (é o primeiro sitio para onde vamos de manhã para nos arranjarmos e precisa estar arrumado), e a sala devidamente arrumadas (a sala é o cartão de visitas da casa).

Coloque a roupa que for para lavar no cesto da roupa suja.

Vá dormir a horas decentes, para que consiga recarregar energias para a manhã seguinte (bem vai precisar delas, principalmente se tiver crianças!).

Hábitos de organização pessoal



Verifique sempre a sua agenda no dia anterior, para que nada fique esquecido.

Pela manhã tome sempre o pequeno-almoço. Segundo os entendidos é uma das refeições mais importantes do dia, uma vez que estamos muitas horas sem comer, enquanto dormimos.

Quando chegar ao fim da tarde, tenha em atenção e ponha o telemóvel a carregar. Carregá-lo durante a noite, é desperdiçar eletricidade, além de não ser “saudável” para o telemóvel estar tanto tempo a carregar.

Faça sempre e siga as listas de tarefas, “to do list”. Se souber o que tem a fazer, a probabilidade de se esquecer é quase nula. Além de ajudá-lo a organizar melhor o dia.

Tenha um menu semanal. Desta forma saberá sempre o que cozinhar durante a semana (sem dor de cabeça!). Se desejar imprimir o meu menu semanal clique AQUI.

Quando sair de determinado compartimento, verifique o que dali não pertence e devolva ao sítio certo.

“Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Procrastinar só cria acumulação de tarefas, que consequentemente cria frustração e sentimento de culpa.

Planear o dia-a-dia é fundamental. Coloque na agenda só as tarefas que tem a certeza que são exequíveis, para que não se sinta assoberbado, e perca a vontade de as fazer.

Tenha sempre a mesa de trabalho limpa, destralhada e organizada. Desta forma, poupa stress e tempo à procura de algum documento que precise.

Tenha uma caixa de entrada para correspondência recebida. Crie o hábito de deitar logo ao lixo folhetos publicitários e envelopes vazios.

Determine o que é prioritário. Assim, cada tarefa feita, é um peso a menos que tem sobre os ombros. 

Faça uma tarefa de cada vez. Concentre-se na mesma até esta estar concluída.

Estabeleça prazos para as suas metas, para que estes não se tornem simplesmente em intenções.

Hábitos financeiros (boas práticas)


Imagem retirada da Internet
Faça um guia de gastos mensais, veja o meu guia clicando AQUI

Anote todos os gastos que faz mensalmente. Desta forma será mais fácil saber onde cortar, se necessário.

Não faça compras por impulso. Pense duas vezes antes de fazer certas compras. Muitas vezes gastos desnecessários tiram uma boa fatia do orçamento familiar.

Tente sempre poupar algum dinheiro mensalmente, nunca se sabe o que o futuro nos reserva.

Habitue-se a levar almoço e lanche para o emprego. Tome também sempre o pequeno-almoço em casa. Não imagina o quanto pode poupar ao fim do mês.

Se tem descontrolo financeiro, pague todas as contas logo que as receba e enquanto tem dinheiro (mesmo as que se vençam mais tarde). Assim evita problemas com possíveis atrasos que podem dar origem a pagamento de coimas e outras taxas.

Poupe em compras de supermercado, leve sempre uma lista que a ajude a controlar os gastos com alimentação. Veja a minha lista de compras clicando AQUI.

Poupe na eletricidade, apagando as luzes quando sai de determinado compartimento, comprando lâmpadas economizadoras, desligando os aparelhos em standby, etc.

Poupe na água, desligando a água enquanto lava os dentes, preferindo o duche ao banho de imersão, evitando torneiras e autoclismos a pingar, etc.

Aproveite os saldos e compre as peças que são mais caras, e que não compraria de outra maneira.

Bem, este post podia continuar e continuar indefinidamente, mas ficava maçudo e uma seca! 

Espero que com estas dicas, crie novos hábitos (bons!!!), e assim tenha a vida mais facilitada.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

2 comentários:

  1. Olá Marlene!
    Que excelente post, cheio de dicas preciosas.
    Nem imagina o quanto fico feliz de saber que muitas delas fazem parte dos meus hábitos e rotinas.
    E a verdade é que me fazem mesmo bem. Realmente a nossa postura perante a vida muda mesmo tanto as coisas!
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,
    É verdade, simples hábitos fazem toda a diferença na nossa vida! Agradeço-lhe as suas palavras tão simpáticas!

    Beijinhos
    Marlene Borges

    ResponderEliminar