quarta-feira, 19 de abril de 2017

Economize tempo na cozinha

Hoje em dia, cada vez temos menos tempo para nos dedicarmos à cozinha, e muitas vezes as soluções rápidas (refeições prontas) são escolhidas, apesar de serem mais caras e menos saudáveis.


Para não ficarmos escravos da cozinha, e passarmos lá grande parte do nosso precioso tempo, aqui vão algumas dicas para facilitar o nosso dia-a-dia. Eu como detesto cozinhar e não tenho jeito nem paciência, utilizo estas dicas, para que cozinhar seja mais rápido e menos seca.

Eu sei que há muitas pessoas, que adoram cozinhar, e que estar na cozinha é um prazer, mas mesmo assim eu penso que todas as dicas são bem-vindas, no que toca a minimizar o tempo que se gasta a cozinhar.

Uma dica importante é planear um menu semanal, com todas as refeições que pretende fazer durante essa semana. Desta forma sabe também o que necessitará na hora de fazer compras. Clique AQUI para ver e imprimir o meu menu semanal

Ponha na noite anterior a descongelar, na parte de baixo do frigorífico, a refeição do dia. Chegar a casa sem nada descongelado para a refeição é um stress 

Organize a sua cozinha de acordo com as suas necessidades. As colheres de pau, panelas e afins junto ao fogão e os utensílios que mais usa devem estar sempre acessíveis e à mão.

Faça um pequeno stock com tudo o que usa para cozinhar. Conforme os produtos vão acabando, escreva-os na lista de compras. Clique AQUI, para aceder à minha lista de compras.

Esteja atenta às promoções de carne, peixe, legumes, etc. Pode sempre cozinhar grandes quantidades e congelá-las. Dá imenso jeito para os dias em que temos menos tempo para cozinhar.

Separe, antes de começar a cozinhar, todos os ingredientes e utensílios que vai precisar.

Prepare os alimentos antes de os começar a cozinhar, lave-os, corte-os, pique-os, etc. Quantas vezes começamos a cozinhar, e só depois é que verificamos que nos falta um ingrediente chave.

Faça refogado e congele-o, desta forma não terá que descascar cebolas e alhos de cada vez que vai cozinhar. Pode congelar em sacos plásticos com fecho. 

Espero que com estas dicas, gaste menos tempo e dinheiro ao cozinhar!

Se conhece outras dicas partilhe connosco nos comentários abaixo (devo confessar, que seria fantástico, conhecer outras dicas que me facilitassem a vida na cozinha!).

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário