quarta-feira, 31 de maio de 2017

7 passos para evitar a proliferação de bactérias na casa de banho

A casa de banho é um dos compartimentos da casa (a par com a cozinha), onde mais predominam as bactérias, por serem lugares húmidos. Hoje em dia, a maior parte das casas de banho não têm janelas (não têm sol direto), e tendem a ser bastante pequenas, o que dificulta a ventilação, levando em muitos casos ao aparecimento de bolor.
Imagem retirada da Internet
Como é na casa de banho, que fazemos a nossa higiene pessoal, e para que as bactérias e fungos fiquem bem longe, tem que estar sempre em perfeitas condições de higiene, ventilada e arejada.

Basta ter em atenção estes 7 passos, para conter a contaminação destes indesejáveis seres, quando a formos usar:

1 – Troque as toalhas regularmente

Troque as toalhas da casa de banho pelo menos uma vez por semana. As toalhas de mãos devem ser trocadas duas ou mais vezes por semana, principalmente se são usadas por mais de uma pessoa.

Imagem retirada da Internet
2 – Coloque as toalhas a secar depois dos banhos

É essencial colocar as toalhas a secar e arejar depois dos banhos, de preferência ao sol, para que se mantenham secas e longe das terríveis bactérias. A humidade nas toalhas pode também provocar bolor e estragá-las.

Imagem retirada da Internet
3 – Areje a casa de banho depois dos banhos

É muito importante sempre que tomar banho (por causa da humidade), arejar a casa de banho, deixando a porta aberta para que o vapor de água saia, e haja circulação de ar. Este passo evita a formação de bolor, e por sua vez o aparecimento de fungos. Estes fungos reproduzem-se através de esporos e podem ser prejudiciais à saúde, principalmente para pessoas com rinites e sinusites ou com reacções alérgicas.

4 – Feche sempre a tampa da retrete antes de dar a descarga

Quando damos a descarga na retrete, gotículas de água juntamente com bactérias fecais são lançadas na casa de banho, atingindo vários metros e podendo contaminar tudo que esteja à sua volta. Daí a importância de fechar a tampa da retrete antes de dar a descarga.

Imagem retirada da Internet
5 – Use de preferência sabonetes líquidos ou gel de banho

Também é muito importante, principalmente se houver mais pessoas a utilizar a casa de banho, usar sabonetes líquidos ou gel no banho, para que não haja transferência de bactérias entre as pessoas.

Imagem retirada da Internet
6 – Lave ou troque as esponjas regularmente

Como as esponjas estão na maior parte do tempo molhadas e com restos de sabonete, acumulam muitas bactérias. Assim é fundamental enxaguá-las e secá-las após uso, e trocá-las pelo menos uma vez por mês. É por esta razão que eu prefiro não usar esponja de banho!

Imagem retirada da Internet
7 – Não deixe as escovas de dentes desprotegidas no lavatório

Como também estas estão muitas vezes húmidas, e caso não tenha o cuidado de fechar a tampa da retrete, saiba que estas estão muito expostas à acumulação de bactérias. Assim, é muito importante usar capas protetoras nas escovas de dentes ou então guardá-las num armário.

Imagem retirada da Internet
Imagem retirada da Internet

Estes passos vão ajudar a manter afastadas as bactérias, e evitar a sua proliferação, na casa de banho.

Obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário