segunda-feira, 8 de maio de 2017

Simplesmente simplifique!

A casa é o nosso refúgio, o nosso porto seguro, e é lá que nos devemos sentir bem e confortados. Contudo, grande parte do tempo que lá passamos é a fazer tarefas domésticas, e não a disfrutar da mesma. Para que isso não aconteça, simplificar é a chave de ouro.

Imagem retirada da Internet
Simplificar a nossa casa é simplificar a nossa vida, e isso só vai ser possível se nos organizarmos e se seguirmos alguns passos importantes. São detalhes cruciais, para termos melhor qualidade de vida, e ganharmos tempo para fazermos aquilo de que mais gostamos.

Veja abaixo algumas dicas, para reduzir e descomplicar o nosso dia-a-dia:

Destralhe a casa – esta é, como não podia deixar de ser, a parte mais relevante para simplificar. Isto traduz-se em menos trabalho no dia-a-dia. Ora vejamos, ao termos só aquilo que necessitamos, que usamos e de que gostamos, vamos reduzir para metade (pelo menos!) a tralha que temos, que só nos “rouba” espaço e tempo ao limpar, e que nos agride visualmente.

Para destralhar, pode optar pelo método da Marie Kondo e destralhar por categorias, ou pode optar por ir destralhando devagar, por divisão, por armário……, o importante é fazê-lo. Pode levar tempo, mas o resultado final vai ser reconfortante, e terá uma sensação de alívio, misturado com alegria.

Tenha só os móveis que necessita – Muitos móveis e objetos no chão, reduzem o espaço, a mobilidade e dão uma sensação de atafulhamento. Assim sendo, é importante termos só os móveis necessários ao nosso dia-a-dia.

Tenha só os objetos decorativos de que goste e que ache bonitos – Quantas vezes expomos objetos decorativos, que nos foram oferecidos, mas que não gostamos e que nem sequer ficam bem com a decoração? Desfaça-se destes objetos, doando-os (provavelmente alguém ficará feliz em os receber!). Eu sei, que às vezes é difícil desfazermo-nos de algo, que nos foi dado com carinho, mas deixemo-nos de rodeios, muitas das vezes nem sabemos o que fazer com esses objetos, então porque não doá-los a quem goste?

Não se esqueça também, que superfícies com menos objetos são muito mais fáceis de limpar e trazem amplitude ao espaço! Não se esqueça de que “menos é mais”!

Tenha uma “casa” para cada item que possua – Isto é, tenha um lugar específico para guardar cada coisa, não esquecendo claro, a importância em agrupá-los por categorias, num lugar acessível e colocá-los no sítio onde são mais usados. Desta forma nunca nos esquecemos onde fica guardado determinado objeto.

Sempre que usar determinado objeto, devolva-o ao lugar destinado - A acumulação de pequenas tarefas, por mínimas que sejam, levam a uma grande perda de tempo, posteriormente. A regra dos 2 minutos é muito importante, ou seja tudo aquilo que demorar menos que dois minutos a guardar, faça-o logo e não deixe acumular!

Arrume enquanto anda de divisão em divisão – Uma dica que comigo funciona na perfeição, é quando vou duma divisão para a outra, olho sempre ao redor para ver se há algum objeto, que pertença à divisão para onde vou e levo-o comigo. Desta forma consigo manter sempre a casa arrumada e tudo no seu devido lugar. É o que eu chamo um hábito de ouro!

Seja criteriosa com o que compra – Tudo o que comprar a mais só vai atafulhar a casa e agravar o tempo das limpezas. Assim sempre que tiver a tentação de comprar algo, pense duas vezes se realmente necessita desse item, caso tenha dúvidas não o compre.

Por último não se esqueça que para conseguir manter a casa destralhada, tem que destralhar todos os dias, por muito pouco que seja. A publicidade que recebe e não precisa, envelopes vazios da correspondência, embalagens que terminam, etc. se forem imediatamente descartadas, não há acumulação de tralha e tudo fica mais simples no dia-a-dia!

Espero ter ajudado a dar aquele empurrão que muitas das vezes necessitamos para mudarmos a nossa vida! E não se esqueça simplesmente, simplifique!

Obrigada por seguir o Blog e volte sempre!

Marlene Borges

2 comentários:

  1. Ora aqui estão excelentes dicas para simplificar a nossa casa e a nossa vida.
    Felizmente aplico-as todas e posso confirmar que sou muito mais feliz assim. Menos é cada vez mais para mim.
    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Parece que estamos em sintonia! É verdade menos é mais. Estas dicas são as que uso cá em casa é simplificam-me muita a vida.
      Beijinhos
      Marlene Borges

      Eliminar