terça-feira, 14 de novembro de 2017

7 Utensílios de limpeza que devem ser limpos/lavados depois de usados

A limpeza de certos utensílios de limpeza é muito importante, porque desta forma evita-se a proliferação de micro-organismos e o alastramento da sujidade.

Imagem retirada da Internet

Estes utensílios corretamente limpos, é que vão realmente fazer com que a casa fique limpa. Se não o fizer, em vez de limpar a casa, vai espalhar toda a sujidade impregnada nos utensílios, que deveriam ter sido limpos/lavados depois de utilizados.  

Escovas do aspirador – O aspirador é um utensílio fantástico e essencial para manter a casa livre de pó e outras sujidades, daí a necessidade da limpeza das escovas, porque é lá que ficam presos, cabelos, cotão, pequenas migalhas, etc. Por isso nunca se esqueça de as limpar depois de aspirar a casa. O que eu faço no fim de aspirar a casa, é aspirar a escova (retirar o que ficou agarrado) com o cano do aspirador, desta forma mantenho sempre a escovas limpas e em ordem.

Escovas da roupa e escovas dos sapatos – Devem ser limpas sempre que usados para que não haja transferência de sujidade no próximo uso. Pessoalmente gosto de as lavar sempre que são usadas e assim mantê-las limpas.

Esfregona – A esfregona agiliza bastante a limpeza da casa e é essencial, para que a casa fique devidamente limpa. Por isso, sempre que for utilizada, deve ficar uns minutos de molho com um pouco de lixívia, e depois passada por água limpa (pode fazer isso no próprio balde da esfregona, desta forma está também a desinfetar o balde). A esfregona e um foco de sujidade terrível, por isso mantê-la devidamente desinfetada é a solução.

Esfregão e pano da banca – estes utensílios estão constantemente em contato direto com bactérias e germes que habitam a cozinha. Lave-os um pouco de detergente da louça depois de arrumar a cozinha e antes de os guardar (o ideal é guardá-los já secos). Mude-os uma vez semana (ou sempre que necessário).

Panos e esfregões da casa de banho – O mesmo se aplica aos esfregões e panos da casa de banho. Os panos podem ser lavados na máquina da roupa depois de cada utilização (separados claro está, da roupa do dia-a-dia). Depois de cada utilização, eu ponho-os dentro de um balde e não no cesto da roupa suja, para não haver contaminação da restante roupa.

Panos do pó e panos multifunções – Sempre que usar um pano, seja ele do pó ou para limpar outras superfícies, deve lavá-los na máquina da roupa, para evitar espalhar a sujidade depois de cada uso.

Pá do lixo e vassouras – Também devem ser limpos logo após o uso, para que a sujidade não fique colada/impregnada. Se o fizer terá sempre a pá e a vassoura em boas condições de higiene.

São pequenos detalhes que demoram pouco a executar, mas que fazem depois toda a diferença, na limpeza da casa.

Espero ter ajudado e obrigada por seguir o Blog!

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário