quarta-feira, 30 de março de 2016

Simplifique a sua vida na cozinha

Cozinhar é uma das tarefas diárias que pode levar muito do nosso tempo quando chegamos a casa, depois de trabalhar. Muita das vezes com o cansaço não nos apetece sequer comer, quanto mais cozinhar! Mas como temos que comer, o melhor mesmo, é simplificar!


Eu não gosto de cozinhar, porque não tenho jeito para cozinhar, nem paciência (essa é a verdade!). Mas como tenho que o fazer, tento reduzir e simplificar a todo o custo, o tempo que passo na preparação dos alimentos e na cozinha.

Por essa razão adotei determinadas rotinas e dicas que me facilitam muita a vida na cozinha e enquanto cozinho.

Organize a cozinha de uma forma funcional e prática.

Use e abuse de produtos organizadores. Já viu como ficariam as gavetas da cozinha sem organizadores? Um desastre total!


Tenha sempre à mão e junto ao fogão as colheres de pau, o azeite, o sal e os condimentos, assim facilitará na hora de preparar a refeição.


Separe e agrupe os objectos similares, copos, pratos, talheres, tachos, etc. Dispersá-los só vai fazer com que não saia o lugar exacto de cada objecto. 


Os itens menos utilizados devem ficar na parte de cima dos armários.

Guarde as compras assim que chegar do supermercado, para que a cozinha não acumule desordem.

Faça um guia de Menu Semanal, além de saber sempre o que vai cozinhar, ajudará a fazer a Lista das Compras.

Retire sempre no dia anterior do congelador a refeição de carne ou peixe, para o dia seguinte. Para não ter que descongelar à pressa alguma coisa para cozinhar, quando chegar a casa.

A cozinha para ser prática e funcional, tem que ter os balcões libertos de eletrodomésticos e objetos, até porque é lá que preparamos os alimentos e os ingredientes, e temos que ter espaço disponível para isso.

Tenha o refogado preparado no congelador. Pique cebola, alho e salsa e coloque em sacos no congelador, para saber mais, veja o meu post Como ter sempre ingredientes prontos a usar no refogado

Antes de começar a cozinhar prepare sempre os ingredientes e utensílios necessários ao que vai cozinhar, e coloque-os perto do fogão para facilitar o seu manuseio.

Vá arrumando a cozinha enquanto cozinha, assim só ficarão as louças que forem usadas na mesa e será muito mais rápido arrumar a cozinha no final das refeições.

Por fim, arrume a cozinha todos os dias depois das refeições, é essencial para que esta se mantenha ordenada e arrumada.

Espero que tenha gostado, se sim não se esqueça de partilhar e comentar!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário