quarta-feira, 27 de abril de 2016

Como me organizo nas compras do supermercado

Ultimamente tenho escrito muitos posts sobre a organização cá de casa. Acho que desta forma fico mais próxima das minhas leitoras, porque dou a conhecer um pouco de mim, partilho as minhas experiências, e devo dizer também que têm sido um sucesso.


Imagem retirada da Internet
Hoje vou falar sobre a minha organização nas compras. Como já mencionei em outros posts eu não gosto nada de fazer compras no supermercado, acho uma chatice e uma seca, talvez por isso mesmo tento organizar-me, para que seja menos “doloroso” ir às compras.

Eu tento sempre ir uma única vez por semana ao supermercado, porque acho que sempre que lá vamos comprar um produto, saímos de lá com 3 ou 4 produtos. Por esta razão eu evito ir mais vezes ao supermercado.

O meu frigorífico é pequeno e o congelador ainda mais. Quando comprei o frigorífico tinha uma arca congeladora a funcionar na lavandaria e por isso não tinha necessidade de ter um frigorífico maior. Entretanto desliguei a arca o ano passado, porque achei que gastava muita eletricidade (já é velhinha, tem quase 19 anos) e fiquei reduzida a um congelador pequeno, mas que dá perfeitamente para as refeições semanais, não dá é para armazenar comidas extras.

Veja abaixo como ao organizar-me nas compras, poupo tempo e dinheiro.

1º Vejo sempre as promoções
Antes de ir às compras vejo sempre as promoções na internet ou em folhetos e anoto na lista as promoções. Antes punha na lista o preço de cada produto em promoção para não me enganar, nem ser enganada! Mas agora acho que é um exagero, será? Bem, eu quando digo que vejo as promoções, vejo só as que me interessam e referentes aos produtos que vou comprar, até porque eu não compro por comprar e as promoções não me tentam (a não ser que valha mesmo a pena).

2º faço sempre uma lista
Esta lista de supermercado é feita conforme os produtos que vão acabando e de acordo com o menu semanal. Tenho sempre papel que reciclo e uma caneta na cozinha, para ir anotando o que falta. Com esta lista (tento segui-la à risca) consigo resistir à tentação de comprar no supermercado coisas a mais!

3º Comparo e verifico os preços
Comparar preços dos produtos é no meu entender uma boa forma de poupar. Sempre que eu compro um produto comparo os preços por Kg/ L / Unidade, para ver qual é o preço mais barato e se vale a pena.

4º Compro marca branca
Raros são os produtos cá de casa que não são de marca branca, porque apesar de serem mais baratos não quer dizer pior qualidade, o que acontece é que estas empresas poupam, muito com a publicidade destes produtos e por isso conseguem melhores preços.

5º Raramente compro em grandes quantidades
A minha despensa é razoável, mas não passa de um armário, por isso mesmo não posso comprar em grandes quantidades e depois ter dificuldades de armazenamento. Eu detesto ver a despensa cheia de produtos, uns em cima dos outros que para se encontrar alguma coisa, se tenha que vasculhar a despensa toda, isso comigo não funciona, nem pensar! Eu adoro despensas organizadas e bonitas.

6º Verifico os prazos de validade
Como não podia deixar de ser, vejo sempre os prazos de validade dos produtos que compro. Quando os coloco no frigorífico ou despensa, tenho o cuidado de por à frente os produtos com o prazo de validade mais curto.

O que não funciona para mim é ir a hipermercados, porque lá os produtos são imensos (principalmente de organização) e a tentação de fugir à lista é maior. Vou de vez em quando, e quando tenho vales de desconto. Eu chego à conclusão que nos perdemos mais nas compras se formos a um hipermercado, do que se formos a um supermercado, e é por isso que desde que fiz a opção de ir às compras ao supermercado e evitar os hipermercados, poupo dinheiro, isto é um facto. Menos produtos, menor é a tentação!

E consigo acontece-lhe o mesmo? Partilhe connosco as suas dicas nos comentários abaixo.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Obrigada,

Marlene Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário